Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Maria Deusa de.-
dc.description.resumoO êxito obtido neste trabalho, devo a orientação da titular da cadeira de Estagio Supervisionado em supervisão Escolar, Professora: "MARIA DSUSA DE SOUSA". Este Relatório tem a finalidade de retratar a realidade vivenciada na Escola de 1º grau Profª. Maria Irismar1Maciel Moreira, onde tivemos oportunidade de identificar deficiência no processo de alfabetização, onde por meio de estudos tentamos solucionar este problema. A escola atende a clientela do seu bairro e alunos oriundos da zona rural, caracterizando-se por alunos, de situação, sócio-econômico baixíssima. Foi uma pesquisa elaborada por alunos anteriores do curso de pedagogia em períodos próximos passados, aplicando em uma amostra de 22 alunos do pré-escolar que detectaram através de analise criteriosas, problemas que estavam entravando processo ensino-aprendizagem, Dentre em destes problemas o que mereceu maior destaque e urgência de solução foi à dificuldade de se alfabetizar os alunos. Para efetivar o trabalho foi feito anteriormente um preparo com as crianças, preparando-as para a alfabetização. Para tanto utilizamos, material específico no qual foi exposto com a orientação de um funcionário da Secretaria da Educação de Fortaleza, que após expor e orientar sua adequada utilização aplicamos aos alunos. Foi trabalhado aspectos essenciais a preocupação das crianças para serem alfabetizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório Supervisionado de Supervisão Escolar.pt_BR
dc.date.issued1991-
dc.description.abstractThe success achieved in this work, I owe the guidance of the holder of the Supervised Internship chair in School supervision, Teacher: "MARIA DSUSA DE SOUSA". This Report aims to portray the reality experienced at the 1st grade school Profª. Maria Irismar1Maciel Moreira, where we had the opportunity to identify deficiencies in the literacy process, where through studies we tried to solve this problem. The school serves the customers of its neighborhood and students from the rural area, characterized by students, of very low socio-economic situation. It was a research carried out by previous students of the pedagogy course in the near past periods, applying to a sample of 22 pre-school students who detected through judicious analysis, problems that were hindering the teaching-learning process, Among these problems what they deserved greater emphasis and urgency of solution was the difficulty of literacy students. In order to carry out the work, a preparation was made with the children, preparing them for literacy. For this purpose, we used specific material in which it was exposed with the guidance of an employee of the Education Department of Fortaleza, which after exposing and guiding its proper use we applied to students. Essential aspects were worked on the concern of children to be literate.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12317-
dc.date.accessioned2020-03-04T13:24:39Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-04T13:24:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPré-Escolarpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPreschoolpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Francisca Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupervised School Supervision Report.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Francisca Maria. Relatório Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar. 1991. 36f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA MARIA NOGUEIRA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1991.pdfFrancisca Maria Nogueira. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1991.7.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.