Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12325
Title: El tiempo entre costuras sob uma perspectiva histórica, ficcional e intercultural em aula de espanhol como língua estrangeira.
Other Titles: Time between seams from a historical, fictional and intercultural perspective in Spanish as a foreign language class.
???metadata.dc.creator???: CAMPOS, Thales Lamoniêr Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: POZA, José Alberto Miranda.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BONGESTAB, Cristina.
???metadata.dc.contributor.referee4???: OLIVEIRA, Maria Angélica de.
Keywords: El Tiempo entre Costuras;The Time Been Sams;Tempo entre Costuras;Maria Dueñas;Interculturalidade;Interculturality;Interculturalidad;Ensino de ELE;Enseñando TI;Teaching IT;Literatura Espanhola Contemporânea;Contemporary Spanish Literature;Literatura Española Contemporánea
Issue Date: 18-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMPOS, T. L. G. El tiempo entre costuras sob uma perspectiva histórica, ficcional e intercultural em aula de espanhol como língua estrangeira. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O Brasil é um dos países em que o ensino do espanhol tem vivido um crescimento significativo. Diante dessa realidade, faz se necessário a realização de estudos sobre práticas de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Devido ao seu valor estético e polissêmico, nossa pesquisa enxerga a leitura de obras literárias como um importante procedimento a ser adotado no ensino de ELE, pois pode proporcionar uma formação integral, possibilitando um profícuo espaço para a interdisciplinaridade. Diante das asserções apresentadas, nossa pergunta norteadora é: “de que maneira a língua espanhola e o texto literário podem ser ensinados, abraçando as culturas existentes no ambiente de sala de aula, estabelecendo uma relação dialógica com outras áreas do saber p ara motivar o ensino/aprendizagem da língua, além da própria leitura da obra como elemento estético?” A partir da problemática que incita esta investigação, nossa pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do texto literário em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar, a partir do romance El tiempo entre costuras (2009) da escritora Maria Dueñas. Esta pesquisa tem sua relevância destacada , quando levamos em consideração a sua contribuição na formação dos profissionais de língua espanhola do estado da Paraíba. Isto se dá porque buscamos promover o ensino da língua e da literatura de forma a ressaltar a sua essência enquanto instrumento que valorize o diálogo intercultural e a interdisciplinaridade. Nossos principais norteadores teóricos são os estudos de Alves e Mendonça ( 2003), Luiz Costa Lima (2006) e Alfredo Bosi (2013) no que concerne às diferenças conceituais entre os termos História, Ficção, Literatura e as relações de aproximação e afasta mento entre as escritas historiográficas e ficcionais. Também temos em Serrani (2005), Laraia (2006), García Martinez (2007), Paraquett (2010), Almeida Filho (2011) reflexões sobre as definições de Cultura, Multiculturalismo e Interculturalidade e à utilização da perspectiva intercultural nas aulas de ELE, como uma oportunidade para professores e estudantes ensinarem e aprenderem o idioma ao mesmo tempo em que obtém um crescimento, profissional, reflexivo e crítico. Acquaroni (2007), Pinheiro Mariz (2007), Irala (2010) e Mendes (2011) dão suporte a esta pesquisa, a partir de seus estudos na perspectiva intercultural e em relação à Literatura pensada como mediação cultural. Tendo em vista o caráter interpretativo que nossa pesquisa assume e baseados nos estudos de Fonseca (2002), Portela (2004) e Gil (2007), decidimos adotar uma metodologia de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, classificamos a pesquisa como explicativa e em relação aos procedimentos, a classificamos como uma pesquisa ação. Constatou se que a leitura de El tiempo entre costuras pôde provocar e estimular esses profissionais a conhecerem um pouco mais da História e da Cultura espanhola, ratificando o espaço para a interdisciplinaridade, como um processo de construção de um novo currículo integrado, oferecendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos culturais e históricos, para além do ensino.
Abstract: Brazil is one of the countries in which the teaching of Spanish has experienced a growth significant. Given this reality, it is necessary to carry out studies on teaching and learning practices of Spanish as a foreign language (ELE). Due to its aesthetic and polysemic value, our research sees the reading of literary works as an important procedure to be adopted in teaching ELE, as it can provide an integral training, allowing a fruitful space for interdisciplinarity. In view of the assertions presented, our guiding question is: “how can the Spanish language and literary text be taught, embracing existing cultures in the classroom environment, establishing a dialogical relationship with other areas of knowledge in order to motivate teaching? / language learning, in addition to reading the work itself as an aesthetic element? ” From the problematic that incites this investigation, our research has as general objective to analyze the importance of the literary text in classes of Spanish as a Foreign Language in an intercultural and interdisciplinary perspective, from the novel El tiempo entre costuras (2009) of the writer Maria Dueñas . This research has its relevance highlighted when we take into account its contribution to the training of Spanish-speaking professionals in the state of Paraíba. This is because we seek to promote the teaching of language and literature in order to highlight its essence as an instrument that values ​​intercultural dialogue and interdisciplinarity. Our main theoretical guidelines are the studies by Alves and Mendonça (2003), Luiz Costa Lima (2006) and Alfredo Bosi (2013) with regard to the conceptual differences between the terms History, Fiction, Literature and the relations of approach and distance between historiographical and fictional writings. We also have in Serrani (2005), Laraia (2006), García Martinez (2007), Paraquett (2010), Almeida Filho (2011) reflections on the definitions of Culture, Multiculturalism and Interculturality and the use of the intercultural perspective in ELE classes, as an opportunity for teachers and students to teach and learn the language while achieving growth, professional, reflective and critical. Acquaroni (2007), Pinheiro Mariz (2007), Irala (2010) and Mendes (2011) support this research, from their studies in an intercultural perspective and in relation to Literature thought as cultural mediation. In view of the interpretative character that our research assumes and based on the studies by Fonseca (2002), Portela (2004) and Gil (2007), we decided to adopt a qualitative approach methodology, regarding the objectives, we classify the research as explanatory and in relation to to the procedures, we classify it as an action research. It was found that the reading of El tiempo between seams could provoke and encourage these professionals to know a little more of Spanish History and Culture, ratifying the space for interdisciplinarity, as a process of building a new integrated curriculum, offering the opportunity to deepen cultural and historical knowledge, in addition to teaching.
Keywords: El Tiempo entre Costuras
The Time Been Sams
Tempo entre Costuras
Maria Dueñas
Interculturalidade
Interculturality
Interculturalidad
Ensino de ELE
Enseñando TI
Teaching IT
Literatura Espanhola Contemporânea
Contemporary Spanish Literature
Literatura Española Contemporánea
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12325
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALES LAMONIÊR GUEDES CAMPOS – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2018.pdf10.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.