Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
Title: Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
Other Titles: Report on Literacy Teaching Practice Activities.
???metadata.dc.creator???: LUNA, Helena Tavares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACIEL, Eliane Menezes.
MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MEDEIROS, Maria Gorete de.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Alfabetização;Professor;Escola pública;Prática pedagógica;Education;School Supervision;Literacy;Teacher;Public School;Pedagogical Practices
Issue Date: Jan-1991
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
???metadata.dc.description.resumo???: A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula.
Abstract: Literacy, traditionally, is mostly concerned only with fixing and repeating studied syllables without the child perceiving any meaning in this activity. The child needs to actively participate in the literacy process and not do everything mechanically. She needs to understand the nature of the language she speaks, formulate hypotheses and make original productions, in a motivating environment and exposed to the challenges proposed by the literacy teacher. Based on this constructivist line, a practical experience in literacy was carried out. The purpose of this report is to describe the experiences lived during the period from December 13 to January 16, 1991 of a pedagogical didactic action in a literacy class of a State Public School of 1st Degree in this city, to verify its viability and efficiency. The practice consisted of the following steps: Contact with technical administrative staff and teachers; know the general physical aspect of the school; observation period characterization of students. Seminar with teachers to present the work proposal; analysis of the practice experienced in the classroom.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Professor
Escola pública
Prática pedagógica
Education
School Supervision
Literacy
Teacher
Public School
Pedagogical Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENA TAVARES DE LUNA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1991.pdfHelena Tavares de Luna. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1991.9.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.