Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MACIEL, Eliane Menezes.
dc.contributor.advisor1MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
dc.contributor.advisor1IDMACIEL, E. M. M.
dc.contributor.advisor2MEDEIROS, Maria Gorete de.
dc.contributor.advisor2IDMEDEIROS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6600285517382306pt_BR
dc.description.resumoA alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/4077344781255359
dc.date.issued1991-01
dc.description.abstractLiteracy, traditionally, is mostly concerned only with fixing and repeating studied syllables without the child perceiving any meaning in this activity. The child needs to actively participate in the literacy process and not do everything mechanically. She needs to understand the nature of the language she speaks, formulate hypotheses and make original productions, in a motivating environment and exposed to the challenges proposed by the literacy teacher. Based on this constructivist line, a practical experience in literacy was carried out. The purpose of this report is to describe the experiences lived during the period from December 13 to January 16, 1991 of a pedagogical didactic action in a literacy class of a State Public School of 1st Degree in this city, to verify its viability and efficiency. The practice consisted of the following steps: Contact with technical administrative staff and teachers; know the general physical aspect of the school; observation period characterization of students. Seminar with teachers to present the work proposal; analysis of the practice experienced in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
dc.date.accessioned2020-03-04T16:57:32Z
dc.date.available2020-03-04
dc.date.available2020-03-04T16:57:32Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectPublic Schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUNA, Helena Tavares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport on Literacy Teaching Practice Activities.pt_BR
dc.identifier.citationLUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENA TAVARES DE LUNA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1991.pdfHelena Tavares de Luna. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1991.9.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.