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Title: Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”.
Other Titles: Portuguese language content in video lessons of the project “Enem na palma da corpo”.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vanessa Luciene Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Marco Antônio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Regina Celi Mendes Pereira.
Keywords: Conteúdos de Língua Portuguesa;Portuguese Language Contents;Contenidos del Idioma Portugués;Concepções de Ensino;Concepciones de Enseñanza;Teaching Conceptions;Videoaulas;Video Classes;Video Lecciones;Processo Didático;Proceso Didáctico;Didactic Process
Issue Date: 11-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, V. L. P. da. Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O advento dos recursos tecnológicos e sua inserção nos diferentes contextos sociais constituem-se como a emergente era digital. Do mesmo modo que presenciamos mudanças por conta da chegada das tecnologias de comunicação em épocas passadas, convivemos com a diversificação e interferência dos aparatos digitais em casa, no trabalho, na escola. Este impacto é recorrente e tem exigido tanto dos professores como dos alunos a obtenção de novas habilidades e estratégias que correspondam às exigências da atual sociedade com o intuito de se garantir no mercado de trabalho, enquanto cidadãos envolvidos e profissionais que dialogam com um mundo digital em construção (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016). Com base na reflexão sobre as implementações tecnológicas na área educacional, este estudo será conduzido pelos seguintes questionamentos: Quais estratégias de abordagem de conteúdos de Língua Portuguesa predominam em videoaulas do Projeto “ENEM na palma da mão?” e Qual a relação entre estas estratégias presentes nas videoaulas do referido Projeto e a concepção de ensino de Língua Portuguesa? No intuito de respondê-las, estabelecemos como objetivo geral investigar o funcionamento didático-pedagógico das videoaulas do Projeto, e, de modo específico, identificar aspectos didáticos por elas produzidos; caracterizar a sua estrutura composicional e conteúdos temáticos do gênero videoaula; e analisar a relação que se estabelece entre as estratégias utilizadas para mobilizar os conteúdos e a concepção de ensino veiculada. Nossa pesquisa tem características de natureza qualiquantitativa, sob um viés descritivo-interpretativista, cujo corpus de análise se define a partir da produção de treze videoaulas, distribuídas em torno dos temas: Leitura multimodal, Variação linguística, Concordância Nominal e Verbal e Produção de Texto Dissertativo-argumentativo presentes em um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCSkVZmh0xB2ddNZ73_f_8LQ). Além disso, também fazemos uso de dois corpus que possibilitam triangular e sistematizar o nosso foco de pesquisa: a entrevista e o questionário. No que se refere aos fundamentos teóricos que embasam a presente investigação, definimos dois eixos centrais: o primeiro envolve as concepções de ensino, conteúdos e didatização, com base em; Geraldi (1997); Zabala (1998); Mendes (2005); Pereira (2010); Smith (2010); Ostermann e Cavalcanti (2011); Libâneo (2013); Silva (2017); e o segundo compreende os materiais didáticos presentes no ambiente digital, em específico a videoaula, tendo as contribuições de Kenski (2003); Rover et al (2006); Pfromm Netto (2011); Oliveira (2013); Moran, Masetto e Behrens (2013); Ribeiro (2013), entre outros. Os resultados sinalizam a variação de quatro tipos de estratégias de abordagem de conteúdos de LP, a saber: 1ª estratégia com percurso iniciado pela definição; 2ª estratégia com percurso iniciado pela exemplificação e concluído com definição; 3ª estratégia com percurso iniciado pela contextualização e; 4ª estratégia com percurso iniciado pela exemplificação e concluído com explicação. A recorrência destas variações fomentam diferentes concepções e abordagens de ensino, com relação de proximidade, convergência ou divergência. Em dados momentos, percebemos a presença de exemplos contextualizados como busca pela reflexão da língua, em outros o seu uso configura-se como pretexto para a aplicação de regras gramaticais.
Abstract: The advent of technological resources and their insertion in the different social contexts constitute the emergent digital era. In the same way that we see changes due to the arrival of communication technologies in the past, we live with the diversification and interference of digital devices at home, at work, at school. This impact is recurrent and has required both teachers and students to obtain new skills and strategies that correspond to the demands of the current society in order to guarantee themselves in the labor market, as involved citizens and professionals who dialogue with a digital world in construction (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016). Based on the reflection on the technological implementations in the educational area, this study aims to investigate the strategies of approaching contents that predominate in videotapes of an experimental project, "ENEM in the palm of the hand", in order to understand the relation between the selected contents and the conceptions of Portuguese Language teaching mobilized by them. Our research has characteristics of a quantitative quali, under a descriptive-interpretative bias, whose corpus of analysis is defined by the production of thirteen video lessons, distributed around the themes: Multimodal Reading, Linguistic Variation, Nominal and Verbal Concordance and Production of Dissertation Text-argumentative present on a Youtube channel (https://www.youtube.com/channel/UCSkVZmh0xB2ddNZ73_f_8LQ). In addition, we also use two methods that make it possible to triangulate and systematize our research focus: the interview and the questionnaire. With regard to the theoretical foundations underlying the present study, we define two central axes: the first involves conceptions of teaching, content and didatization, based on Geraldi (1997); Zabala (1998); Mendes (2005); Pereira (2010); Smith (2010); Ostermann and Cavalcanti (2011); Libâneo (2013); Silva (2017); and the second one comprises the didactic materials present in the digital environment, in particular video lessons, with the contributions of Kenski (2003); Rover et al. (2006); Pfromm Netto (2011); Oliveira (2013); Moran, Masetto and Behrens (2013); Ribeiro (2013), among others. The results indicate the variation of four types of LP content approach strategies, namely: 1st strategy with path initiated by the definition; 2 nd strategy with path started by the exemplification and concluded with definition; 3rd strategy with a course started by contextualization e; Strategy 4, with a course started by the example and concluded with explanation. The recurrence of these variations promotes different conceptions and approaches of teaching, with relation of proximity, convergence or divergence. In lone moments, we perceive the presence of contextualized examples as a search for the reflection of the language, in others its use configures itself as a pretext for the application of grammatical rules.
Keywords: Conteúdos de Língua Portuguesa
Portuguese Language Contents
Contenidos del Idioma Portugués
Concepções de Ensino
Concepciones de Enseñanza
Teaching Conceptions
Videoaulas
Video Classes
Video Lecciones
Processo Didático
Proceso Didáctico
Didactic Process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12330
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