Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12337
Title: Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of Supervised Internship Activities in School Supervision.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Maria Izabel.
CARVALHO, Valdenês Lins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Maria Deusa de.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Escolas - problemas;Classes populares;Professores;Escola Polivalente;Education;School Supervision;Schools - Problems;Popular Classes;Teachers;Multipurpose School
Issue Date: 1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Maria Izabel; CARVALHO, Valdenês Lins de. Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 27f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao se elaborar este, relatório, chegou-se a conclusão que, depois da uma grande luta, não só nos anos de Universidade, mas em toda vida da escola, este curso que hora estamos terminando tem um sentido. Se foi um trabalho duro, pela falta de recursos financeiros, pela deficiência das nossas escolas, mas, foi vitorioso, pela dedicação e força d vontade, por isso esperamos que Deus primeiramente nos dê sorte também abra a mente dos políticos para que nos coloque cada um em seu devido lugar ou seja, no Magistério Público Estadual, para que a partir de então, possamos colher os frutos deste longo e difícil trabalho. Os pais dos alunos da escola, são na maioria de classe baixa, exercem profissões tais como: agricultor, pedreiro, comerciante, etc. Possuem renda inferior e não atende as necessidades básicas da família. O sistema de ensino profissional da escola é Polivalente, isto e, cada professor trabalha com quatro, disciplina nas quatro séries, são elas: Comunicação e Expressão, Integração Social, Ciências e Programa de Saúde, Matemática. Há um rendimento razoável na aprendizagem. Os professores utilizam a interação vertical, ou seja, procuram manter contatos com outras de séries anteriores para verificarem a situação do aluno. Foram realizadas reuniões com professores, para discutir assuntos com referência ao planejamento.
Abstract: In preparing this report, it was concluded that, after a great struggle, not only in the years of university, but throughout the life of the school, this course that we are about to finish has a meaning. If it was hard work, due to the lack of financial resources, the deficiency of our schools, but it was victorious, due to the dedication and strength of will, so we hope that God will give us luck first of all to open the minds of politicians to put us in each one in its proper place, that is, in the State Public Ministry, so that from then on, we can reap the fruits of this long and difficult work. The parents of the students of the school, are mostly from the lower class, exercise professions such as: farmer, bricklayer, merchant, etc. They have a lower income and do not meet the basic needs of the family. The school's professional education system is multipurpose, that is, each teacher works with four subjects in the four grades, namely: Communication and Expression, Social Integration, Science and Health Program, Mathematics. There is a reasonable learning performance. Teachers use vertical interaction, that is, they try to keep in touch with others from previous grades to check the student's situation. Meetings were held with teachers to discuss matters with reference to planning.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Escolas - problemas
Classes populares
Professores
Escola Polivalente
Education
School Supervision
Schools - Problems
Popular Classes
Teachers
Multipurpose School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12337
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IZABEL BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1990.PDFMaria Izabel Bezerra; Valdenês Lins de Carvalho. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1990.2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.