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Title: A precarização do trabalho docente na Universidade Pública Contemporânea: uma análise desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa.
Other Titles: The precariousness of teaching work at the Public University Contemporary: an analysis developed at the University Federal University of Campina Grande, Campus Sousa.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Fernanda de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Gláucia Maria de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FRANÇA JÚNIOR, Reginaldo Pereira.
Keywords: Universidade;Capitalismo;Trabalho docente;Precarização;University;Capitalism;Teaching work;Precariousness
Issue Date: 6-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Fernanda de Sousa. A precarização do trabalho docente na Universidade Pública Contemporânea: uma análise desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa. 2018. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo problematizar a precarização do trabalho docente na universidade contemporânea a partir de análises realizadas na UFCG, campus Sousa. Para tanto, buscamos resgatar o processo histórico de reação burguesa à crise dos anos 1970 e sua repercussão no Brasil, país periférico. Também realizamos aproximações com a reestruturação da universidade e os impactos deste movimento para o trabalho docente. Na perspectiva de darmos conta do objetivo deste trabalho, o estudo em pauta concebe-se enquanto pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O método utilizado foi o críticodialético, entendendo que o mesmo nos oportuniza maior respaldo teórico para o desvendamento do real em suas múltiplas determinações, transcendendo os seus aspectos fenomênicos. Assim, o estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica de diversos autores críticos que abordam a referida temática, e contou com a realização de pesquisa documental de diversas legislações, resoluções, entre outros que refletem diretamente no trabalho docente. Num segundo momento, fizemos pesquisa de campo cujos sujeitos perscrutados foram os docentes do curso de Serviço Social. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada. O resultado da pesquisa evidenciou que o trabalho docente na referida instituição segue a tendência de precarização imposta pela capital ao mundo do trabalho em seu movimento para alçar sua valorização. Também foi evidenciado que a reestruturação do ensino superior, lócus do labor docente, é fruto desta dinâmica.
Abstract: The present work aims to problematize the precariousness of teaching work in the contemporary university based on analyzes carried out at the UFCG, Sousa campus. To do so, we seek to rescue the historical process of bourgeois reaction to the crisis of the 1970s and its repercussion in Brazil, a peripheral country. We also make approximations with the restructuring of the university and the impacts of this movement on the teaching work. In order to realize the objective of this work, the study in question is conceived as a qualitative exploratory research. The method used was the critic-dialectic, understanding that it gives us greater theoretical support for the unveiling of the real in its multiple determinations, transcending its phenomenal aspects. Thus, the study was developed through a bibliographical review of several critical authors that approach the said topic, and counted on the accomplishment of documentary research of several legislations, resolutions, among others that reflect directly in the teaching work. In a second moment, we did field research whose subjects were the teachers of the Social Work course. The data collection was done through a semi-structured interview. The result of the research evidenced that the teaching work in said institution follows the tendency of precarization imposed by the capital to the world of work in its movement to increase its valorization. It was also evidenced that the restructuring of higher education, the locus of teaching work, is the result of this dynamic.
Keywords: Universidade
Capitalismo
Trabalho docente
Precarização
University
Capitalism
Teaching work
Precariousness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12342
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

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