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Title: Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
Other Titles: Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Maria Gorete de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MACIEL, Eliane de Menezes.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Alfabetização;Teoria construtiva;Didática - pedagógica;Ensino - aprendizagem;Alunos;Education;School Supervision;Literacy;Constructive Theory;Didactic - Pedagogical;Teaching - Learning;Students
Issue Date: May-1991
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
???metadata.dc.description.resumo???: A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática da alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtivista. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve-se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino - aprendizagem, propriamente dito. Trata-se, com efeito, de um estudo e de uma ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática - pedagógica que possa modificar as condições de ensino, de forma simples, porém com muito maior compromisso, visto que, em nossas escolas o processo de aprendizagem, geralmente, ao invés de ter caráter construtivo torna-se menosprezado, interrompendo o bom desempenho de quem aprende. Todavia, durante o longo caminho da psicogênese da leitura da escrita a criança está em interferência simultânea do corpo, da afetividade, da inteligência e do contexto sócio-cultural no qual está inserida. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um Relatório que está constituído de análises e posicionamentos num confronto á prática pedagógica tradicional, sempre procurando propor algumas sugestões que possam contribuir para a formação de uma nova concepção a respeito de uma educação que considera o aluno agente do processo ensino-aprendizagem. Inicialmente, tem-se uma demonstração da receptividade da escola em relação ao trabalho proposto e do seu aspecto geral. Em seguida, uma síntese sobre o aspecto geral da sala de aula, contendo, inclusive, as principais anotações feitas durante a face de observação. Logo depois, segue-se a caracterização dos alunos, segundo os níveis da psicogênese da leitura e da escrita, antes e depois de serem desenvolvidas as atividades práticas de alfabetização.
Abstract: The origin of this work is based on the practice of literacy, according to the methodological point of view of constructivist theory. That is, in the process of acquiring the written language, one must seek to know the hypotheses, which are genuine constructions of the learning subject, in order to trigger the teaching - learning process itself. It is, in effect, a study and an action that tends to continue its journey towards a didactic - pedagogical practice that can modify teaching conditions, in a simple way, but with much greater commitment, since, in In our schools, the learning process, in general, instead of having a constructive character, is neglected, interrupting the good performance of the learner. However, during the long path of psychogenesis of reading writing, the child is in simultaneous interference from the body, affectivity, intelligence and the socio-cultural context in which it is inserted. Based on the facts and reflections made from theoretical knowledge, as well as experiences from literacy practice, it became essential to describe them succinctly, but clearly. Thus, this work is a Report that consists of analyzes and positions in a confrontation with traditional pedagogical practice, always seeking to propose some suggestions that may contribute to the formation of a new conception regarding an education that considers the student to be an agent of the teaching- learning. Initially, there is a demonstration of the school's receptivity towards the proposed work and its general aspect. Then, a summary of the general appearance of the classroom, including the main notes made during the observation face. Soon after, the students' characterization follows, according to the levels of psychogenesis of reading and writing, before and after practical literacy activities are developed.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Teoria construtiva
Didática - pedagógica
Ensino - aprendizagem
Alunos
Education
School Supervision
Literacy
Constructive Theory
Didactic - Pedagogical
Teaching - Learning
Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12356
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

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