Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12369
Title: Jogo de tabuleiro humano como abordagem didática no ensino dos processos evolutivos.
Other Titles: Human board game as a didactic approach to teaching evolutionary processes.
El juego de mesa humano como enfoque didáctico en la enseñanza de los procesos evolutivos.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Letícia Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Kiriaki Nurit.
Keywords: Aprendizagem;Ensino médio;Evolução;Lúdico;Play;Evolution;Learning;High school;Aprendizaje;Escuela secundaria;Evolución
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Letícia Leite. Jogo de tabuleiro humano como abordagem didática no ensino dos processos evolutivos. 2019. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: As ideias da Teoria Evolucionista são o eixo de organização do pensamento biológico, tornando-se assim indispensável para compreensão de vários conceitos. Apesar de tão importante o ensino de Evolução enfrenta muitas dificuldades, tais como: concepções errôneas sobre a natureza da ciência, influências religiosas e natureza controversa do tema. Assim sendo, este estudo buscou investigar a eficácia de um jogo didático de tabuleiro humano como método de ensino dos processos evolutivos. A pesquisa foi realizada no Município de Curral Velho – Paraíba, com dezoito alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Zuza Lacerda, em junho de 2019 e consistiu em quatro etapas: um questionário prévio para obter a percepção dos alunos sobre a teoria evolucionista, uma aula expositiva dialogada sobre o tema, aplicação do jogo de tabuleiro humano, e um questionário pós jogo para obter a avaliação dos alunos sobre metodologia aplicada. Constatou-se que todos os alunos já tinham ouvido falar sobre a evolução, principalmente na escola e na internet, contudo apenas uma minoria conseguiu conceituar o que é evolução e seus fatores evolutivos, e nenhum soube descrever sobre as teorias de Darwin e Lamarck. A aula foi bastante proveitosa e houve muita participação dos alunos. O jogo foi escolhido por nove estudantes como a melhor abordagem para trabalhar evolução, em segundo lugar o método mais escolhido foi a combinação da aula e do jogo, eles justificaram que a abordagem promoveu um grande estímulo a aprendizagem, pois elevou a competição entre eles. Por meio do questionário pós jogo foi possível concluir que os alunos gostaram do jogo, pois segundo eles é uma maneira mais simples e agradável de aprender, além de prender a atenção dos mesmos. Ainda foi possível constatar que, após a aplicação desse trabalho, dez alunos conseguiram conceituar de forma correta o que é Evolução. A função pedagógica do jogo foi comprovada durante a execução do trabalho mostrando que essa estratégia favorece a aquisição e fixação do conhecimento de forma alegre e prazerosa.
Abstract: The evolutionary theory ideas are the axis of organization of biological thinking, therefore becoming indispensable for various concepts understanding . Although so important, the teaching on evolution faces many difficulties such as, misconceptions about the nature of science, religious influences, controversial sight of the subject. Therefore, this study sought to investigate the effectiveness of a didactic human board game, as a method on teaching evolutionary processes. The survey was run in the city of Curral Velho-PB with eighteen third year high school students, from the Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Zuza Lacerda, in June 2019, consisted of four stages, a questionnaire previously obtained the perception of the students. about evolutionary theory, a dialogued lecture on the subject, application of the human board game, and a post-game questionnaire to get students' assessment of the applied methodology. It was found that all students had heard about evolution, especially at school and on the internet, but only a minority could conceptualize evolution and its evolutionary factors, and none could describe Darwin and Lamarck's theories. The class was very productive, and there was a lot of student participation. The game proved to be a great support, on students' learning, as it increased the competition between them. Through the post-game questionnaire, was possible to conclude that the students liked the game a lot, because according to them it is a simpler and more enjoyable way to learn, besides attracting the students attention. It was also possible to verify that after the application of this work, ten students were able to conceptualize correctly what is Evolution. The pedagogical function of the game was proved during the work, showing that this strategy favors the attainment of knowledge in a joyful and pleasant way.
???metadata.dc.description.resumen???: Las ideas de la Teoría de la Evolución son el eje de organización del pensamiento biológico, convirtiéndose así en indispensables para la comprensión de diversos conceptos. A pesar de ser tan importante, la enseñanza de la Evolución enfrenta muchas dificultades, tales como: conceptos erróneos sobre la naturaleza de la ciencia, influencias religiosas y la naturaleza controvertida del tema. Por lo tanto, este estudio buscó investigar la efectividad de un juego de mesa humano didáctico como método de enseñanza de los procesos evolutivos. La investigación se llevó a cabo en el Municipio de Curral Velho - Paraíba, con dieciocho estudiantes del tercer año de la escuela secundaria de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Zuza Lacerda, en junio de 2019 y constó de cuatro pasos: un cuestionario preliminar para obtener la percepción de los alumnos sobre la teoría evolutiva, una clase expositiva con diálogo sobre el tema, aplicación del juego de mesa humano, y un cuestionario post-juego para obtener la valoración de los alumnos sobre la metodología aplicada. Se encontró que todos los estudiantes ya habían escuchado sobre evolución, especialmente en la escuela y en internet, sin embargo solo una minoría logró conceptualizar qué es la evolución y sus factores evolutivos, y ninguno supo describir las teorías de Darwin y Lamarck. La clase fue muy fructífera y hubo mucha participación de los estudiantes. El juego fue elegido por nueve estudiantes como el mejor enfoque para trabajar la evolución, en segundo lugar, el método más elegido fue la combinación de la clase y el juego, justificaron que el enfoque promovió un gran estímulo para el aprendizaje, ya que aumentó la competencia entre ellos. . A través del cuestionario post-juego se pudo concluir que a los estudiantes les gustó el juego, pues según ellos es una forma más sencilla y amena de aprender, además de captar su atención. Todavía fue posible verificar que, luego de la aplicación de este trabajo, diez estudiantes lograron conceptualizar correctamente qué es la Evolución. La función pedagógica del juego fue comprobada durante la ejecución del trabajo, demostrando que esta estrategia favorece la adquisición y fijación de conocimientos de forma alegre y placentera.
Keywords: Aprendizagem
Ensino médio
Evolução
Lúdico
Play
Evolution
Learning
High school
Aprendizaje
Escuela secundaria
Evolución
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12369
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETICIA LEITE COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfLetícia Leite Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20191.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.