Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, T. H. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1563225128632563pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Roberto de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2700493408324446pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, Virgínia de Fátima Bezerra.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Patrícia Hermínio Cunha.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as práticas educacionais voltadas às questões ambientais no assentamento rural Jacu, localizado no município de Pombal (PB). A pesquisa foi realizada com base em dados obtidos no projeto “Estímulo à Inovação Produtiva, ao Manejo Sustentável de Recursos Naturais e à Cooperação em Assentamentos do Sertão Paraibano”, que vem sendo desenvolvido no assentamento desde janeiro de 2011. Foram realizadas também visitas ao assentamento e entrevistas com os assentados além de uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos e livros envolvendo os temas interessados. Pode-se concluir que a educação ambiental trás resultados positivos para o meio ambiente e para a qualidade de vida das famílias que moram e trabalham em assentamentos rurais. O assentamento Jacu, apesar de ainda precisar aprimorar algumas questões, já apresenta pontos positivos de cuidados com o meio ambiente, que, por sua vez, estão relacionados às atividades de educação ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
dc.titleEducação ambiental em assentamentos rurais do sertão paraibano.pt_BR
dc.date.issued2013-02-22-
dc.description.abstractThis study aimed to examine educational practices oriented on environmental issues Jacu rural settlement, located in the municipality of Pombal (PB). The research was based of data obtained in the project "Stimulating Productive Innovation, the Sustainable Management of Natural Resources and Cooperation in the backlands of Paraiba Settlements", which is being developed in the settlement since January 2011. Were also made visits to settlements and interviews with settlers and a literature review from papers and books involving the subjects concerned. It can be concluded that environmental education back positive for the environment and the quality of life for families who live and work in rural settlements. The settlement Jacu, although some issues still need to improve, already has strengths care about the environment, which, in turn, are related to environmental education activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12379-
dc.date.accessioned2020-03-06T10:44:22Z-
dc.date.available2020-03-06-
dc.date.available2020-03-06T10:44:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectRural settlementspt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectSemiaridpt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Tereza Helena Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in rural settlements in the interior of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Tereza Helena Costa. Educação ambiental em assentamentos rurais do sertão paraibano. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEREZA HELENA COSTA NUNES - TCC - ENGENHARIA AMBIENTAL 2013.pdfTereza Helena Costa Nunes – TCC – Engenharia Ambiental 2013. 3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.