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Title: Estado nutricional e do comportamento alimentar dos estudantes dos cursos da saúde do centro de educação e saúde da UFCG- Cuité/PB.
Other Titles: Nutritional status and eating behavior of students in health courses at the UFCG-Cuité / PB health and education center.
Estado nutricional y conducta alimentaria de estudiantes de cursos de salud del centro de educación en salud de la UFCG-Cuité/PB.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Ronny Dhayson da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Mayara Queiroga Estrela Abrantes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Eliane Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BERTOZZO, Camila Carolina de Menezes Santos.
Keywords: Alimentação;Nutrição comportamental;Estresse;Food;Behavioral nutrition;Stress;Alimentación;Nutrición conductual;Estrés
Issue Date: 26-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Ronny Dhayson da Costa. Estado nutricional e do comportamento alimentar dos estudantes dos cursos da saúde do centro de educação e saúde UFCG - Cuité/PB. 2019. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Todo convívio, meio e obrigações universitárias, acabam deixando muito difícil a prática de uma alimentação saudável, balanceada em virtude da carga de trabalhos acadêmicos, mudanças comportamentais apresentadas pelos indivíduos, stress, modismos dietéticos e inadequada administração do tempo. O ingresso na universidade pode ser uma fonte estressante, tendo em vista as grandes mudanças na vida e os sintomas de estresse e depressão são comuns entre eles. Visando o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas se faz necessário ampliar o entendimento sobre as interferências do comportamento alimentar aliadas às relações psicossociais nas práticas alimentares de estudantes universitários. Logo, objetivou-se avaliar o nível de estresse, comportamento alimentar e sua correlação com o estado nutricional de universitários do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB. O estudo foi do tipo transversal foi direcionado a estudantes de graduação de todos os cursos da saúde do campus Cuité/PB, da UFCG – CES. A pesquisa foi realizada em três turmas de cada curso, dos primeiro, quarto e sétimo períodos. Cada turma tem em média 25 pessoas, totalizando uma amostra de 221 estudantes. O nível de estresse foi verificado pela Escala de Estresse Percebido (PSS) e a caracterização do comportamento alimentar foi realizada pelo questionário TFEQ-R21. Em relação à avaliação do estado nutricional foi realizado um levantamento de dados antropométricos (peso e altura) e índice de massa corporal (IMC=peso/altura²). Por fim, o consumo alimentar foi caracterizado por um questionário adaptado de consumo de grupos alimentares. Os resultados observados em relação ao comportamento alimentar, constaram que a alimentação emocional foi o fator relacionado em maior destaque em todas as turmas, podendo estar diretamente ligado ao fato de que a grande maioria é do sexo feminino e abaixo dos 25 anos. Destaca-se também o alto nível de estresse percebido em todos as turmas estudadas e um grande consumo de alimentos salgados do tipo fast-food e alimentos doces, por todas as categorias de estudantes entrevistadas. No entanto, nota-se também um grande consumo de frutas e vegetais por todos, principalmente pelos estudantes de Nutrição. Comparado com outros estudos, revelou-se que a maioria dos alunos participantes da pesquisa obtiveram um IMC satisfatório. Por fim, os resultados possibilitaram a apresentação do perfil dos discentes dos cursos de Nutrição, Farmácia e Enfermagem quanto ao nível de estresse percebido, situação do comportamento e consumo alimentar e estado Nutricional.
Abstract: All coexistence, environment and university obligations end up making the practice of healthy, balanced eating very difficult, due to the load of academic work, behavioral changes presented by individuals, stress, dietary fads and inadequate time management. University entrance can be a stressful source, given the major changes in life and the symptoms of stress and depression are common among them. In order to develop appropriate intervention strategies, it is necessary to broaden the understanding of the interference of eating behavior allied to psychosocial relations in the eating practices of college students. Therefore, the objective was to evaluate the stress level, eating behavior and its correlation with the nutritional status of university students from the Center for Education and Health of the Federal University of Campina Grande, campus Cuité / PB. The cross - sectional study was aimed at undergraduate students from all health courses at the Cuité / PB campus of UFCG - CES. The survey was conducted in three classes of each course, from the first, fourth and seventh periods. Each class has an average of 25 people, totaling a sample of 221 students. The stress level was verified by the Perceived Stress Scale (PSS) and the characterization of eating behavior was performed by the TFEQ-R21 questionnaire. Regarding the assessment of nutritional status, anthropometric data (weight and height) and body mass index (BMI = weight / height²) were collected. Finally, food consumption was characterized by a questionnaire adapted from food group consumption. The results observed in relation to eating behavior indicated that emotional eating was the most prominent related factor in all classes, and may be directly linked to the fact that the vast majority are female and under 25 years old. Also noteworthy is the high level of stress perceived in all the groups studied and a high consumption of salty foods such as fast food and sweet foods, by all categories of students interviewed. However, there is also a large consumption of fruits and vegetables by all, especially by students of Nutrition. Compared to other studies, it was found that most of the students participating in the research had a satisfactory BMI. Finally, the results allowed the presentation of the profile of the students of the Nutrition, Pharmacy and Nursing courses regarding the level of perceived stress, behavior and food consumption status and nutritional status.
???metadata.dc.description.resumen???: Todas las obligaciones sociales, medioambientales y universitarias, acaban por dificultar mucho la práctica de una alimentación sana y equilibrada debido a la carga de trabajo académico, los cambios de conducta que presentan las personas, el estrés, las modas dietéticas y la inadecuada gestión del tiempo. El ingreso a la universidad puede ser una fuente de estrés, dado que los grandes cambios en la vida y los síntomas de estrés y depresión son comunes entre ellos. Con el objetivo de desarrollar estrategias de intervención adecuadas, es necesario ampliar la comprensión de la interferencia de la conducta alimentaria aliada a las relaciones psicosociales en las prácticas alimentarias de estudiantes universitarios. Por lo tanto, el objetivo fue evaluar el nivel de estrés, la conducta alimentaria y su correlación con el estado nutricional de estudiantes universitarios del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB. El estudio transversal fue dirigido a estudiantes de pregrado de todas las carreras de salud del campus Cuité/PB de la UFCG – CES. La investigación se realizó en tres clases de cada curso, del primer, cuarto y séptimo periodo. Cada clase tiene un promedio de 25 personas, totalizando una muestra de 221 alumnos. El nivel de estrés se verificó mediante la Escala de Estrés Percibido (PSS) y la caracterización de la conducta alimentaria se realizó mediante el cuestionario TFEQ-R21. En cuanto a la valoración del estado nutricional, se realizó un levantamiento de datos antropométricos (peso y talla) e índice de masa corporal (IMC=peso/talla²). Finalmente, el consumo de alimentos se caracterizó mediante un cuestionario de consumo de grupos de alimentos adaptado. Los resultados observados en relación con la conducta alimentaria mostraron que el comer emocional fue el factor relacionado más destacado en todas las clases, lo que puede estar directamente relacionado con el hecho de que la gran mayoría son mujeres y menores de 25 años. También es destacable el alto nivel de estrés percibido en todas las clases estudiadas y un gran consumo de alimentos salados como comida rápida y alimentos dulces, por parte de todas las categorías de estudiantes entrevistados. Sin embargo, también hay un gran consumo de frutas y verduras por parte de todos, especialmente de los estudiantes de nutrición. En comparación con otros estudios, se reveló que la mayoría de los estudiantes que participaron en la investigación tenían un IMC satisfactorio. Finalmente, los resultados permitieron presentar el perfil de los estudiantes de las carreras de Nutrición, Farmacia y Enfermería en cuanto al nivel de estrés percibido, situación de comportamiento y consumo de alimentos y Estado Nutricional.
Keywords: Alimentação
Nutrição comportamental
Estresse
Food
Behavioral nutrition
Stress
Alimentación
Nutrición conductual
Estrés
???metadata.dc.subject.cnpq???: Análise Nutricional de População
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12384
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