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Title: Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB.
Other Titles: Comparative analysis of the environmental conception of students enrolled in public and private schools in the city of Pombal - PB.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Erika Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE, Walker Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Rosinete Batista dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, Valner da Silva.
Keywords: Percepção ambiental;Environmental perception;Educação ambiental;Environmental education;Conscientização;Awareness;Preservação ambiental;Environmental preservation
Issue Date: 2-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA. Erika Fernandes. Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A percepção ambiental de um indivíduo ou comunidade relaciona-se a maneira pela qual o mesmo ou os mesmos observam o meio ambiente. Tal observação pode gerar ou não certo nível de preocupação para com as questões ambientais, uma vez que ocorre a referida preocupação, seja individual ou coletiva, ou mesmo que não ocorra, é importante que se trabalhe a educação ambiental entre os interessados, a qual se refere, não apenas a conscientização ou ao respeito ao meio ambiente, mas também a atuação prática individual ou coletiva de se trabalhar formas e maneiras que estejam ligadas a conservação e preservação do meio ambiente. Dessa forma, a educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. Diante da tamanha importância de se trabalhar com a educação ambiental nas escolas surgiu à curiosidade e a necessidade de se conhecer e comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais.
Abstract: The environmental perception of an individual or community relates the manner in which the same or the same observing the environment. Such observation can generate or certain level of concern for environmental issues, once that occurs this concern, whether individual or collective, or even if it doesn't happen, it is important to work environmental education among stakeholders, which refers, not just awareness or respect for the environment, but also the actions individual or collective practice of working forms and ways that are related to conservation and preservation of the environment. Thus, environmental education is a practice that should be included in school curricula so that it may be worked in schools in all disciplines in order to clarify to the students and also the faculty which the real problematic situation in which the environment is, awakening the interest of the same decide to take a position with regard to such a situation. In the face of such importance to work with the environmental education in schools appeared to curiosity and the need to meet and compare the vision of students from public and private schools from elementary level regarding environmental perception, as well as its interests in collaborate with the preservation of the environment in all its context.The methods used in this research consisted in the application of questionnaires and lectures in order to meet the environmental perception of students and to present the importance of work environmental education at school. The results indicate that all respondents recognize that environmental education is a practice used to preserve the environment and that although most students from public have already participated in projects for environmental education while only a small portion of students of private network participated in such projects, the majority of respondents stated that they would like to work on environmental education in their schools. Such results were expected, because environmental issues are increasingly deserving attention and environmental education on the other hand, is a practice that arouses the interest of students, which, in a way, contributes to the formation of a new generation aware about environmental issues.
Keywords: Percepção ambiental
Environmental perception
Educação ambiental
Environmental education
Conscientização
Awareness
Preservação ambiental
Environmental preservation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12393
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

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