Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12394
Title: Produção de réplicas de âmbares e moldes em escola do ensino fundamental: ferramentas lúdicas para o estudo da paleontologia.
Other Titles: Production of replicas of amber and molds in an elementary school: playful tools for the study of paleontology.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Matheus Yuri Costa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Gláucia Veríssimo Faheina.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Kiriaki Nurit.
Keywords: Ambarização;Atividades lúdicas;Cuité;Fósseis;Amberization;Playful activities;Fossil
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Matheus Yuri Costa de. Produção de réplicas de âmbares e moldes em escola do ensino fundamental: ferramentas lúdicas para o estudo da paleontologia. 2019. 79 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A Paleontologia é uma Ciência que compreende a origem da Terra e de seus habitantes, a partir dos restos ou vestígios de seres antigos, que ficam preservados nas rochas ao longo do tempo geológico. No entanto, percebe-se que a Paleontologia vem sendo abordada de forma superficial, sendo um obstáculo para o ensino-aprendizagem dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo mostrar que podemos ensinar Paleontologia de forma simples e lúdica a alunos do 9º Ano do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental “André Vidal de Negreiros” da cidade de Cuité – PB. Para essas atividades, foram utilizadas quatro oficinas para expor o tema: a primeira composta por um pré-questionário e uma aula teórica; na segunda e terceira oficina, foram realizadas simulações tafonômicas do âmbar/moldagem, a partir de resinas, e processo de moldagem ou impressão, a partir dos moldes fósseis de gesso; na quarta oficina, foi realizada a exposição das confecções realizadas pelos alunos e de fósseis reais oriundos do laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Para coletas de dados foram utilizados dois (2) questionários contendo questões discursivas, aplicados antes ou depois das oficinas desenvolvidas, aula expositiva dialogada, aula prática com confecção das réplicas dos ambares e moldes de gesso, e a exposição de fósseis. Os resultados obtidos nesta pesquisa comprovaram que grande parte dos alunos possuem um conhecimento sobre a Paleontologia, porém de forma incipiente. A utilização de ferramentas lúdicas para apresentar a Paleontologia tornou a aula mais dinâmica e prazerosa, despertando o interesse dos alunos pelo tema, e favorecendo a construção do conhecimento do aluno. Portanto, a utilização de métodos alternativos para o ensino de temas complexos como a Paleontologia mostraram-se importantes para promover o contato entre o aluno e a Ciência, de forma divertida e prática.
Abstract: Paleontology is a Science that compreends the origin of the Earth and its residents from the remains or traces of ancient beings that stay preserved on the rocks over geological time. However, it’s clear that Paleontology is being approached in a shallow way, becoming an obstacle for the students’ teaching and learning. Given this context, this paper aimed to show that we can teach Paleontology in simple and playful ways to 9th graders students from elementary school II of the State Elementary School “André Vidal de Negreiros” of Cuité – PB. For these activities, four workshops were used to expose the theme: the first workshop was composed by a pre-questionnaire and a theoretical class, the second and the third workshops, where the tapering simulations of Amber/molding were performed, from resins, and the process of molding or printing from fossil plaster casts. On the fourth workshop, it was realized the exposition of the productions made by the students and of the real fossils from the paleontology laboratory of the Federal University of Campina Grande – UFCG. For the data collection were used two questionnaires containing discursive questions applied before or after the workshops, dialogued lecture, practical class with the replication of amber and plaster casts, and the exposure of fossils. The results obtained in this research proved that most students have a knowledge about Paleontology, but incipiently. The use of playful tools to introduce Paleontology made the class more dynamic and enjoyable, arousing students' interest in the subject favoring the construction of the students’ knowledge. Therefore, the use of alternative methods for teaching complex subjects such as paleontology proved to be important to promote contact between the student and science in a fun and practical way.
Keywords: Ambarização
Atividades lúdicas
Cuité
Fósseis
Amberization
Playful activities
Fossil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Paleontologia Estratigráfica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12394
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS YURI COSTA DE SOUSA - TCC BILOGIA 2019.pdfMATHEUS YURI COSTA DE SOUSA - TCC BILOGIA 20191.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.