Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Maria Gorete de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6600285517382306pt_BR
dc.contributor.advisor2MACIEL, Eliane de Menezes.-
dc.description.resumoA alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.pt_BR
dc.date.issued1991-
dc.description.abstractLiteracy, currently and especially in public schools, is a serious problem. Children go from 02 (two) to 03 (three) years to be literate. Despite this slowness it is still not efficient. The constructivist line of literacy proposes a way to solve this problem. This line of work is characterized by the creation of an environment rich in reading and writing materials and acts, similar to the environment experienced by middle and upper class children. It proposes that the student actively participate in the literacy process, creating his own hypotheses of rules building his knowledge. The literacy teacher offers the student conflicting stimuli and situation so that he can discover for himself the process of writing and reading. Based on this, affirmations a work proposal was made in a constructivist line to put it into practice, in a literacy class in a private school in this city. The purpose of this work proposal is to verify the viability and efficiency of literacy in a constructive way. The practice consisted of interaction with the school, understanding with administrative technical staff and teachers, contact with the class, characterization of students and practical moments in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395-
dc.date.accessioned2020-03-06T13:48:11Z-
dc.date.available2020-03-06-
dc.date.available2020-03-06T13:48:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subjectClasses sociaispt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectProfessores - alunopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChildren - Developmentpt_BR
dc.subjectSocial Classespt_BR
dc.subjectReading and Writingpt_BR
dc.subjectTeachers - Studentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Maria Izabel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport on Literacy Teaching Practice Activities.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IZABEL BEZERRA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1991.pdfMaria Izabel Bezerra. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1991.8.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.