Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12405
Title: Maternidade nos cursos de licenciaturas da UFCG/CES e os desafios para a permanência das alunas no estudo.
Other Titles: Maternity in undergraduate courses at UFCG / CES and the challenges for students to remain in the study.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Juliana de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Glageane da Silva.
Keywords: Ser-mãe;Ensino Superior;Licenciatura;Motherhood;Higher Education;Degree
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Juliana de Oliveira. Maternidade nos cursos de licenciaturas da UFCG/CES e os desafios para a permanência das alunas no estudo.2019. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: As mulheres vêm cada vez mais ocupando os espaços sociais, especialmente nas universidades brasileiras. Nesse cenário, são vários os desafios enfrentados por universitárias até a conclusão da educação superior. Algumas delas engravidam durante os estudos e precisam conciliar a maternidade com os estudos. A despeito disso, a preocupação com a realidade das universitárias que se deparam com a maternidade ainda é pouco retratada em estudos. Diante disso, surgiu a necessidade de investigar os fatores que exercem influência na permanência das estudantes de licenciatura no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, depois que elas se tornam mães. Assim, os objetivos foram: Discutir a permanência nos cursos de licenciatura; Construir um perfil social das estudantes mães nas licenciaturas no CES e Identificar os desafios à permanência das estudantes antes e depois de se tornarem mães no CES. Para alcançar tais objetivos, foram realizados questionários para conhecer o perfil social das participantes e também a realização de entrevista individual para obter informações sobre o tema em questão. A pesquisa de campo foi realizada com cinco alunas dos cursos de licenciaturas (Ciências Biológicas e Química) nos turnos diurno e noturno e sua análise foi feita de forma qualitativa, baseada nas categorias de análise de Bardin. A partir disso, foi possível perceber que as alunas que conciliam a maternidade com os estudos enfrentam diversos desafios para permanecer nos cursos (dificuldades para frequentar as aulas, cansaço, falta de tempo para estudar, etc.). Porém, são vários os fatores que contribuem para sua permanência inclusive a motivação de querer proporcionar um futuro melhor ao próprio filho.
Abstract: As women are increasingly occupying social spaces, especially in Brazilian universities. In this scenario, several challenges faced by university students until the completion of higher education. Some of them get pregnant during school and need to reconcile motherhood with schooling. About this, the concern with the reality of the university students who face maternity is still little portrayed in studies. Thus, the need arose to investigate the factors that influence the permanence of undergraduate students in the Center of Education and Health of the Federal University of Campina Grande, after they become mothers. Whose objectives were: Discuss the permanence in the undergraduate courses; Build a social profile of student mothers at CES undergraduate degrees and Identify challenges for students to stay before and after becoming mothers at CES. To complete these objectives, questionnaires were conducted to know the social profile of the participants and also to conduct an individual interview to obtain information on the topic in question. The research was conducted with five students of the undergraduate courses (Biological and Chemical Sciences) in the day and night shifts and its analysis was made qualitatively, based on the categories of analysis of Bardin. Finally it was possible to realize that the students who reconcile motherhood with studies face several challenges to stay in the courses (difficulties to attend classes, tiredness, lack of time to study, etc.). However, there are several factors that contribute to its permanence including the motivation to want to provide a better future for his own child.
Keywords: Ser-mãe
Ensino Superior
Licenciatura
Motherhood
Higher Education
Degree
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12405
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA DE OLIVEIRA COSTA - TCC BIOLOGIA 2019.pdfJULIANA DE OLIVEIRA COSTA - TCC BIOLOGIA 2019931.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.