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Title: A resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometria
Other Titles: Problem solving as a teaching methodology: possibilities in the teaching of geometry.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Tiêgo dos Santos.
Keywords: Ensino-aprendizagem;Educação matemática;Material concreto;Paralelepípedo retângulo;Teaching-learning;Mathematical education;Concrete material;Parallelepiped rectangle
Issue Date: 21-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de. A resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometria. 2019. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo investigar e compreender como ocorre o processo de ensinoaprendizagem de conceitos geométricos através da Resolução de Problemas e de que forma essa metodologia contribui para um ensino-aprendizagem com mais compreensão. A Resolução de Problemas ainda é uma metodologia de ensino pouco utilizada em sala, uma vez que, requer tempo e dedicação por parte dos professores, no entanto, promove a construção do conhecimento de forma significativa e um ensino satisfatório da matemática. O ensino de Geometria, que por muito tempo foi deixado de lado, é importante não só no desenvolvimento de conceitos matemáticos, mas também no desenvolvimento de habilidades fundamentais na nossa vida, por isso, se faz necessário discutirmos sobre isso. A presente pesquisa caracterizase como uma investigação qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, na qual, apresenta e está dividida em quatro partes: aspectos históricos e a concepção de autores sobre o ensinoaprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas; aspectos históricos, a importância e possibilidades do ensino de Geometria, e apresentamos algumas pesquisas desenvolvidas na área; procedimentos metodológicos; descrição e análise dos resultados da aplicação do problema geométrico. Alguns fatores limitaram momentos da resolução da atividade aplicada para a coleta de dados, no entanto, com o auxílio de métodos como, o uso do roteiro do GTERP, a mediação-refutação e o uso de materiais concretos foi possível minimizar e sanar essas limitações. Concluímos que o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas proporciona ao aluno a autonomia de construir seu próprio conhecimento, motivando e potencializando a aprendizagem no ensino de Geometria, em particular, essa metodologia possibilita ao aluno reconhecer propriedades, discutir sobre características geométricas percebidas e, investigar e comprovar suas afirmações.
Abstract: This research aims to investigate and understand how the teaching-learning process of geometric concepts occurs through Problem Solving and how this methodology contributes to a more understanding teaching-learning. Problem Solving is still a little used teaching methodology in class, since it requires time and dedication by teachers, however, promotes the construction of knowledge significantly and a satisfactory teaching of mathemat ics. The teaching of geometry, which has long been set aside, is important not only in the development of mathematical concepts, but also in the development of fundamental skills in our lives, so it is necessary to discuss this. This research is characterized as a qualitative investigation in the pedagogical research modality, in which it presents and is divided into four parts: historical aspects and the authors' conception of mathematics teaching and learning through Problem Solving; historical aspects, the importance and possibilities of the teaching of geometry, and we present some research developed in the area; methodological procedures; description and analysis of the results of the application of the geometric problem. Some factors limited moments of resolution of the activity applied to data collection, however, with the help of methods such as the use of GTERP script, mediation-refutation and the use of concrete materials, it was possible to minimize and remedy these limitations. We conclude that teachinglearning through problem solving gives students the autonomy to build their own knowledge, motivating and enhancing learning in geometry teaching, in particular, this methodology enables students to recognize properties, discuss about perceived geometric characteristics and, investigate and substantiate their claims.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Educação matemática
Material concreto
Paralelepípedo retângulo
Teaching-learning
Mathematical education
Concrete material
Parallelepiped rectangle
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12414
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