Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, B. S. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325253500119393pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Fabíola da Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1613723905926538pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.referee2FREITAS, Tiêgo dos Santos.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar e compreender como ocorre o processo de ensinoaprendizagem de conceitos geométricos através da Resolução de Problemas e de que forma essa metodologia contribui para um ensino-aprendizagem com mais compreensão. A Resolução de Problemas ainda é uma metodologia de ensino pouco utilizada em sala, uma vez que, requer tempo e dedicação por parte dos professores, no entanto, promove a construção do conhecimento de forma significativa e um ensino satisfatório da matemática. O ensino de Geometria, que por muito tempo foi deixado de lado, é importante não só no desenvolvimento de conceitos matemáticos, mas também no desenvolvimento de habilidades fundamentais na nossa vida, por isso, se faz necessário discutirmos sobre isso. A presente pesquisa caracterizase como uma investigação qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, na qual, apresenta e está dividida em quatro partes: aspectos históricos e a concepção de autores sobre o ensinoaprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas; aspectos históricos, a importância e possibilidades do ensino de Geometria, e apresentamos algumas pesquisas desenvolvidas na área; procedimentos metodológicos; descrição e análise dos resultados da aplicação do problema geométrico. Alguns fatores limitaram momentos da resolução da atividade aplicada para a coleta de dados, no entanto, com o auxílio de métodos como, o uso do roteiro do GTERP, a mediação-refutação e o uso de materiais concretos foi possível minimizar e sanar essas limitações. Concluímos que o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas proporciona ao aluno a autonomia de construir seu próprio conhecimento, motivando e potencializando a aprendizagem no ensino de Geometria, em particular, essa metodologia possibilita ao aluno reconhecer propriedades, discutir sobre características geométricas percebidas e, investigar e comprovar suas afirmações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometriapt_BR
dc.date.issued2019-11-21-
dc.description.abstractThis research aims to investigate and understand how the teaching-learning process of geometric concepts occurs through Problem Solving and how this methodology contributes to a more understanding teaching-learning. Problem Solving is still a little used teaching methodology in class, since it requires time and dedication by teachers, however, promotes the construction of knowledge significantly and a satisfactory teaching of mathemat ics. The teaching of geometry, which has long been set aside, is important not only in the development of mathematical concepts, but also in the development of fundamental skills in our lives, so it is necessary to discuss this. This research is characterized as a qualitative investigation in the pedagogical research modality, in which it presents and is divided into four parts: historical aspects and the authors' conception of mathematics teaching and learning through Problem Solving; historical aspects, the importance and possibilities of the teaching of geometry, and we present some research developed in the area; methodological procedures; description and analysis of the results of the application of the geometric problem. Some factors limited moments of resolution of the activity applied to data collection, however, with the help of methods such as the use of GTERP script, mediation-refutation and the use of concrete materials, it was possible to minimize and remedy these limitations. We conclude that teachinglearning through problem solving gives students the autonomy to build their own knowledge, motivating and enhancing learning in geometry teaching, in particular, this methodology enables students to recognize properties, discuss about perceived geometric characteristics and, investigate and substantiate their claims.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12414-
dc.date.accessioned2020-03-09T08:43:12Z-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-09T08:43:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectParalelepípedo retângulopt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectParallelepiped rectanglept_BR
dc.subjectEnseñanza-aprendizaje-
dc.subjectEducacion matemática-
dc.subjectMaterial de hormigón-
dc.subjectParalelepípedo rectangular-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProblem solving as a teaching methodology: possibilities in the teaching of geometry.pt_BR
dc.title.alternativeLa resolución de problemas como metodología de enseñanza: posibilidades en la enseñanza de la geometría.-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de. A resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometria. 2019. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tiene como objetivo indagar y comprender cómo se da el proceso de enseñanza-aprendizaje de los conceptos geométricos a través de la Resolución de Problemas y cómo esta metodología contribuye a un proceso de enseñanza-aprendizaje más comprensivo. La Resolución de Problemas es aún una metodología de enseñanza poco utilizada en el aula, ya que requiere tiempo y dedicación por parte de los docentes, sin embargo, promueve la construcción del conocimiento de manera significativa y una enseñanza satisfactoria de las matemáticas. La enseñanza de la Geometría, que por mucho tiempo se dejó de lado, es importante no solo en el desarrollo de conceptos matemáticos, sino también en el desarrollo de habilidades fundamentales en nuestra vida, por lo que es necesario discutirla. Esta investigación se caracteriza por ser una investigación cualitativa en forma de investigación pedagógica, en la que presenta y se divide en cuatro partes: aspectos históricos y la concepción de los autores sobre la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas a través de la Resolución de Problemas; aspectos históricos, la importancia y posibilidades de la enseñanza de la Geometría, y presentamos algunas investigaciones desarrolladas en el área; procedimientos metodológicos; descripción y análisis de los resultados de la aplicación del problema geométrico. Algunos factores limitaron los momentos de resolución de la actividad aplicada para la recolección de datos, sin embargo, con la ayuda de métodos como el uso del guión GTERP, la mediación-refutación y el uso de materiales concretos, fue posible minimizar y remediar estas limitaciones. Concluimos que la enseñanza-aprendizaje a través de la Resolución de Problemas brinda al estudiante la autonomía para construir su propio conocimiento, motivando y potenciando el aprendizaje en la enseñanza de la Geometría, en particular, esta metodología le permite al estudiante reconocer propiedades, discutir características geométricas percibidas e investigar. y fundamentar sus afirmaciones.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRENDA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2019.pdfBrenda Silva Martins de Albuquerque - TCC Licenciatura em Matemática CES 2019523.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.