Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12416
Title: A elaboração e aplicação do método de estudo de caso sobre automedicação durante o aprendizado de química na educação básica.
Other Titles: The elaboration and application of the case study method about self-medication while learning chemistry in basic education.
La elaboración y aplicación del método de estudio de casos sobre la automedicación durante el aprendizaje de la química en la educación básica.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Maiane Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
Keywords: Ensino de Química;Estudo de Caso;Automedicação;Chemistry Teaching;Case Study;Self Medication;Enseñanza de la química
Issue Date: 22-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA,Maiane Sousa. A elaboração e aplicação do método de estudo de caso sobre automedicação durante o aprendizado de química na educação básica. 2019. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente ensino de ciência tem despertado nos pesquisadores o interesse de buscar novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de ciências, devido o modelo tradicionalista ainda estar muito presente no contexto escolar, onde muitas das vezes o conhecimento é transformado apenas em conceitos, fórmulas e cálculos sem que seja feita uma articulação com o cotidiano dos estudantes, fazendo com que o interesse dos mesmos, pelo conhecimento científico, seja cada vez menor. Diante desse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar, até que ponto, o método de estudo de caso, mediado pelo tema, ‘automedicação’, pode contribuir para uma aproximação contextualizada dos conceitos químicos com situações reais do cotidiano dos estudantes e para o desenvolvimento de suas habilidades. O método que usamos neste trabalho foi o estudo de caso, que é uma metodologia ativa que já vem sendo desenvolvida, principalmente por professores do ensino superior. Nesse método o professor é mediador do conhecimento científico e o aluno se torna sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem. De acordo com os resultados, a temática escolhida possibilitou, ao caso, que fossem abordadas questões sociais e atuais ligadas ao tema, além disso, contribuiu também para a motivação dos alunos durante a análise do caso, devido ao tema “automedicação” está relacionado com a própria realidade desses estudantes. Ainda de acordo com os resultados, o estudo de caso possibilitou que durante o processo de aprendizagem fosse desenvolvidas habilidades tais como, raciocínio crítico- reflexivo, capacidade de investigação na busca de solucionar problemas e de tomar decisões diante de problemas da vida real, trabalhar em equipe, propor e testar hipóteses, entre outras habilidades. Diante desses resultados, podemos considerar que a aplicação do método estudo de caso se mostrou bastante eficiente tanto na contextualização do conteúdo estudado, como no desenvolvimento de habilidades.
Abstract: Currently science teaching has aroused in researchers the interest of seeking new methodologies to assist in the process of teaching and learning science, because the traditionalist model is still very present in the school context, where often knowledge is transformed only into concepts, formulas. And calculations without articulating with students' daily life, making their interest in scientific knowledge less and less. Given this context, this study aimed to analyze the extent to which the case study method, mediated by the theme 'self-medication', can contribute to a contextualized approximation of chemical concepts with real situations of students' daily life and to the development of your skills. The method we used in this paper was the case study, which is an active methodology that has already been developed mainly by teachers of higher education. In this method the teacher mediates scientific knowledge and the student becomes an active subject in the teaching-learning process. According to the results, the chosen theme made it possible to address social and current issues related to the theme, and also contributed to the motivation of students during the analysis of the case, because the theme “self-medication” is related to the very reality of these students. Still according to the results, the case study allowed that during the learning process were developed skills such as critical-reflexive thinking, investigative ability to solve problems and make decisions in the face of real-life problems, teamwork, propose and test hypotheses, among other skills. Given these results, we can consider that the application of the case study method proved to be very efficient both in the contextualization of the studied content and in the development of skills.
???metadata.dc.description.resumen???: En la actualidad, la enseñanza de las ciencias ha despertado el interés de los investigadores por buscar nuevas metodologías que ayuden en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias, debido a que el modelo tradicionalista aún está muy presente en el contexto escolar, donde los conocimientos muchas veces se transforman sólo en conceptos, fórmulas y cálculos sin articulación con la vida cotidiana de los estudiantes, provocando que su interés por el conocimiento científico sea cada vez menor. En ese contexto, este estudio tuvo como objetivo analizar en qué medida el método de estudio de caso, mediado por el tema 'automedicación', puede contribuir al abordaje contextualizado de los conceptos químicos con situaciones reales en el cotidiano de los estudiantes y para el desarrollo de tus habilidades. El método que utilizamos en este trabajo fue el estudio de caso, que es una metodología activa que ya ha sido desarrollada, principalmente por docentes de educación superior. En este método, el docente es el mediador del conocimiento científico y el alumno se convierte en sujeto activo en el proceso de enseñanza-aprendizaje. De acuerdo con los resultados, el tema elegido posibilitó, en el caso, que se abordaran cuestiones sociales y de actualidad relacionadas con el tema, además, también contribuyó a la motivación de los estudiantes durante el análisis del caso, debido a la el tema "automedicación" está relacionado con la realidad de estos estudiantes. También de acuerdo con los resultados, el estudio de caso permitió desarrollar habilidades durante el proceso de aprendizaje, como el razonamiento crítico-reflexivo, la capacidad de investigar en la búsqueda de la solución de problemas y la toma de decisiones frente a problemas de la vida real, trabajar en equipo, proponer y probar hipótesis, entre otras habilidades. A la vista de estos resultados, podemos considerar que la aplicación del método de estudio de casos demostró ser bastante eficiente tanto en la contextualización de los contenidos estudiados como en el desarrollo de habilidades.
Keywords: Ensino de Química
Estudo de Caso
Automedicação
Chemistry Teaching
Case Study
Self Medication
Enseñanza de la química
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12416
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANE SOUSA PEREIRA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2019.pdfMaiane Sousa Pereira - TCC Licenciatura em Química CES 20191.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.