Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, M. G. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5000938329719837pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee2RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.-
dc.description.resumoA utilização de recursos diferentes daqueles utilizados na abordagem tradicional de ensino da Química ainda é muito comum e isso acaba refletindo na aprendizagem dos alunos. Além disso, a prática docente deve considerar que os recursos didáticos, como também a experimentação são ferramentas que propiciam a formação escolar do aluno dentro da perspectiva de aprendizagem construtivista e investigadora. Este trabalho explorou como o ensino de Química no ensino médio precisa estar acompanhado da utilização de recursos didáticos e abordagens didático-pedagógicas, que se preocupam com o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. As sequências didáticas como ferramenta para exposição de conteúdos atrelada a resolução de situações-problemas e da experimentação possibilita aproveitamento na exposição dos conteúdos e um retorno significativo em relação ao entendimento dos alunos. O presente trabalho buscou elaborar e aplicar uma sequência didática com os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos na cidade de Cuité/PB, dentro da perspectiva da aprendizagem significativa, incluindo situações-problemas e a experimentação sobre a identificação de elementos químicos em pedras através do teste de chama. A dinamização da aula através dessas abordagens mostrou-se ser um recurso facilitador da aprendizagem dos alunos, colocando-o como protagonista de seu conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.titleElaboração e aplicação de uma sequencia didática sobre a identificação de elementos químicos em minerais.pt_BR
dc.date.issued2019-11-22-
dc.description.abstractThe use of resources that are different from those used in the traditional approach to teaching chemistry is still very common and this ends up reflecting on students' learning. In addition, teaching practice should consider that didactic resources, as well as experimentation are tools that provide the student's educational background within the constructivist and research learning perspective. This paper explored how chemistry teaching in high school needs to be accompanied by the use of didactic resources and didactic-pedagogical approaches, which are concerned with the students' teaching-learning process. The didactic sequences as a tool for content exposition linked to the resolution of problem situations and experimentation enables the use of content exposition and a significant return on the understanding of the students. The present work aimed to elaborate and apply a didactic sequence with the first year high school students of the Orlando Venâncio dos Santos High School Integral High School in the city of Cuité / PB, within the perspective of meaningful learning, including problem situations and experimentation on the identification of chemical elements in stones through the flame test. The dynamization of the classroom through these approaches proved to be a facilitating resource for students' learning, placing them as protagonists of their knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12424-
dc.date.accessioned2020-03-09T12:27:02Z-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-09T12:27:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTeste de chamapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectFlame testpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la química-
dc.subjectSiguiendo la enseñanza-
dc.subjectPrueba de llama-
dc.subjectExperimentación-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Maria Gabriela da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and application of a didactic sequence on the identification of chemical elements in minerals.pt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo y aplicación de una secuencia didáctica sobre la identificación de elementos químicos en minerales.-
dc.identifier.citationMELO,Maria Gabriela da Costa. Elaboração e aplicação de uma sequencia didática sobre a identificação de elementos químicos em minerais. 2019. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenEl uso de recursos diferentes a los utilizados en el enfoque tradicional de la enseñanza de la Química sigue siendo muy común y esto termina repercutiendo en el aprendizaje de los estudiantes. Además, la práctica docente debe considerar que los recursos didácticos, así como la experimentación, son herramientas que brindan la formación escolar del estudiante dentro de la perspectiva del aprendizaje constructivista e investigativo. Este trabajo exploró cómo la enseñanza de la química en la escuela secundaria necesita estar acompañada por el uso de recursos didácticos y enfoques didáctico-pedagógicos, que se preocupen por el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. Las secuencias didácticas como herramienta de exposición de contenidos vinculada a la resolución de situaciones-problema y la experimentación permite aprovechar la exposición de los contenidos y un retorno significativo en relación a la comprensión de los alumnos. El presente trabajo buscó desarrollar y aplicar una secuencia didáctica con estudiantes del primer año de la enseñanza media de la Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos en la ciudad de Cuité/PB, en la perspectiva del aprendizaje significativo, incluyendo situaciones problema y la experimentación sobre la identificación de elementos químicos en piedras a través del ensayo de llama. La dinamización de la clase a través de estos enfoques demostró ser un recurso que facilita el aprendizaje de los estudiantes, colocándolos como protagonistas de sus conocimientos.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GABRIELA DA COSTA MELO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2019.pdfMaria Gabriela da Costa Melo - TCC Licenciatura em Química CES 2019635.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.