Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, T. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozenval de Almeida.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2MARÚSIA, Junia.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.albuquerque-
dc.description.resumoA presente monografia trata-se de um estudo de caso que tem como tema o papel da família no sucesso e fracasso escolar, realizada na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, Serra Branca (PB). Com o objetivo de identificar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, abordando o que contribuiria para o sucesso ou fracasso escolar do filho/aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de questionários destinadas a direção da escola, pais e alunos. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) dentre outros, apresenta o conhecimento poderoso; reflete a ideia do capital cultural familiar e discuti como a sociologia da educação aborda a relação família-escola relacionada ao sucesso e o fracasso escolar. Os resultados indicam que, os participantes da pesquisa têm uma compreensão do que é participação familiar, embora cada um possua papéis distintos no que se referem ao ensino e aprendizagem, porém cada um sabe quais são seus deveres perante a escola. Considerando que, a falta de participação familiar é devido à falta de tempo ocasionado pela profissão dos pais, o sucesso escolar na visão dos alunos estaria relacionado tanto com a participação dos pais nos eventos da escola, nos incentivos dados, e como os professores trabalham o conhecimento interdisciplinar nos conteúdos das disciplinas em sala de aula e o fracasso escolar seria atribuído a falta de domínio dos professores em abordar teoria e prática em determinadas disciplinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.pt_BR
dc.date.issued2019-12-11-
dc.description.abstractThis monograph is a case study on the role of the family in school success and failure, held at Senador José Gaudêncio State School, Serra Branca (PB). In order to identify the participation of families in the school life of children, addressing what would contribute to the success or failure of the child / student. This is a qualitative, research, whose empirical part was developed through questionnaires aimed at the school, parents and students. The theoretical contribution is concentrated mainly on the reflections of Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) and others, presents the powerful knowledge; reflects the idea of family cultural capital and discusses how the sociology of education addresses the family-school relationship related to success and failure in school. Results indicate that survey participants have an understanding of what family participation is, although each one has distinct papers in teaching and learning, but each one knows what their duties are towards the school. Considering that the lack of family participation is due to the lack of time brought about by the parenting profession, school achievement in the students' view would be related to both parent participation in school events, incentives given, and how teachers work. interdisciplinary knowledge in content, classroom subjects and, school failure would be attributed to teachers' lack of mastery approaching the theory and practice in particular subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429-
dc.date.accessioned2020-03-09T13:55:38Z-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-09T13:55:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFamília e educaçãopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectCapital cultural familiarpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectFamily and educationpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectSchool successpt_BR
dc.subjectFamily cultural capitalpt_BR
dc.subjectSociology of educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of the family in school success and failure: the case of Escola Estadual Senador José Gaudêncio.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas. O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYNAR DE FREITAS ALBUQUERQUE - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019.pdfThaynar de Freitas Albuquerque - TCC Ciências Sociais 2019. 1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.