Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12433
Title: O uso de jogos matemáticos no Programa Novo Mais Educação (PNME): da confecção ao uso prático.
Other Titles: The use of mathematical games in the Novo Mais Educação Program (PNME): from making to practical use.
El uso de juegos matemáticos en el Programa Novo Mais Educação (PNME): de la producción al uso práctico.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Thiago Ismael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Tiêgo dos Santos.
Keywords: Educação Matemática;Programa Novo Mais Educação;Materiais Didáticos Manipulativos;Jogos matemáticos;Mathematical Education;New More Education Program;Manipulative teaching materials;Mathematical games;Educación Matemática;Nuevo Programa Más Educación;Materiales didácticos manipulativos;Juegos de matematicas
Issue Date: 21-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Thiago Ismael. O uso de jogos matemáticos no Programa Novo Mais Educação (PNME): da confecção ao uso prático. 2019. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o papel motivacional do uso de jogos matemáticos no ensino de matemática e identificar as suas potencialidades e limitações no contexto do Programa Novo Mais Educação (PNME). A fundamentação teórica deste estudo foi baseada em pesquisadores como Grando (1995), Kishimoto (1996) e Huizinga (2000), que discutem sobre o uso dos jogos nas salas de aula de matemática como ferramenta de ensino-aprendizagem. Pesquisas focadas no uso do material didático manipulável no ensino de matemática em sala de aula também foram discutidas com base em Lorenzato (2006), Grando (2000) e Carvalho (1990), dentre outros. Este trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal localizada na cidade Barra de Santa Rosa, no estado da Paraíba, onde funciona o Programa Novo Mais Educação, através da observação com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que faziam parte do programa mencionado. Após observar e analisar as diferentes atividades desenvolvidas no PNME, chegamos a conclusão que o uso de jogos nas aulas de matemática trabalhadas no PNME, demonstrou ser uma ferramenta eficaz para dinamizar as aulas e principalmente para motivar os alunos a participarem ativamente das aulas, de forma que possam aprender, reforçar e revisar conteúdos matemáticos de forma lúdica e que vá além da tradicionalidade do ensino de matemática.
Abstract: This research aims to investigate the motivational role of the use of games in mathematics teaching and to identify their potentialities and limitations in the context of the Programa Novo MaisEducação (PNME).The theoretical foundation of this study is based on researchers such as Grando (1995), Kishimoto (1996) and Huizinga (2000), who discuss the use of games in math classrooms as a teaching-learning tool. Research focused on the use of manipulative teaching material in classroom mathematics teaching was also discussed based on Lorenzato (2006), Grando (2000) and Carvalho (1990), among others. This work was developed in the qualitative research modality. The field research was carried out at a municipal school located in the city of Barra de Santa Rosa, in the state of Paraíba, where Programa Novo Mais Educação operates, through observation with students from 6th to 9th grade who were part of the mentioned program. After observing and analyzing the different activities developed in the PNME, we concluded that the use of games in the mathematics classes worked in the PNME proved to be an effective tool to make the classes dynamic and especially to motivate the students to actively participate in the classes that can learn, reinforce and revise mathematical content in a playful way and go beyond the traditional teaching of mathematics.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tiene como objetivo investigar el papel motivacional del uso de juegos matemáticos en la enseñanza de las matemáticas e identificar sus potencialidades y limitaciones en el contexto del Programa Novo Mais Educação (PNME). La fundamentación teórica de este estudio se basó en investigadores como Grando (1995), Kishimoto (1996) y Huizinga (2000), quienes discuten el uso de juegos en las aulas de matemáticas como herramienta de enseñanza-aprendizaje. También se discutieron investigaciones centradas en el uso de material didáctico manipulativo en la enseñanza de las matemáticas en el aula con base en Lorenzato (2006), Grando (2000) y Carvalho (1990), entre otros. Este trabajo se desarrolló bajo la modalidad de investigación cualitativa. La investigación de campo se realizó en una escuela municipal ubicada en la ciudad de Barra de Santa Rosa, en el estado de Paraíba, donde actúa el Programa Novo Mais Educação, a través de la observación con alumnos del 6º al 9º grado de la Enseñanza Fundamental que estaban parte del mencionado programa. Luego de observar y analizar las diferentes actividades desarrolladas en el PNME, llegamos a la conclusión que el uso de juegos en las clases de matemáticas trabajado en el PNME, demostró ser una herramienta eficaz para agilizar las clases y sobre todo para motivar a los estudiantes a participar activamente en las clases. , en un que puedan aprender, reforzar y repasar contenidos matemáticos de una forma lúdica y que van más allá de la tradicionalidad de la enseñanza de las matemáticas.
Keywords: Educação Matemática
Programa Novo Mais Educação
Materiais Didáticos Manipulativos
Jogos matemáticos
Mathematical Education
New More Education Program
Manipulative teaching materials
Mathematical games
Educación Matemática
Nuevo Programa Más Educación
Materiales didácticos manipulativos
Juegos de matematicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12433
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO ISMAEL ALVES - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2019.pdfThiago Ismael Alves - TCC Licenciatura em Matemática CES 20191.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.