Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436
Title: As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
Other Titles: Difficulties in teacher training: the CES physics degree course.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRAZÃO, Nilton Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
Keywords: Formação de professores;Licenciatura em Física;Ensino Superior;Teacher training;Degree in Physics;Higher education
Issue Date: 4-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria.
Abstract: The present work sought to identify the graduates of the undergraduate course in Physics of UFCG/CES and the paths that are running after the end of the course. It was clear the difficulties in teacher education during the period that the student was in graduation, seeking to understand their needs throughout their academic life. Using as a basis the data of the coordination of the physics degree course of CES/UFCG, as well as the application of a questionnaire with all 55 conclusive graduates of the course. The low demand for undergraduate courses is small because many students believe that the profession of teacher becomes somewhat discourfying, because the rulers did not value the professional. Moreover, many professionals play the role of teacher without any training. Thus, in the year 2006, thinking about the difficulties of the lack of professionals, both in education and health, came a great achievement for the city of Cuité that was the university expansion, which allowed several universities to distribute campuses And then the city of Cuité get the CES-UFCG campus. The methodology used in this work is quantitative and qualitative in which we sought to acquire information about the perception of students who completed the undergraduate course in physics. The results obtained made it possible to understand the difficulties faced by the students, the positive and negative points of the course as well as the reasons for choice and suggestions for improvement.
Keywords: Formação de professores
Licenciatura em Física
Ensino Superior
Teacher training
Degree in Physics
Higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADREZA MILITANA DA COSTA AGUIAR ROCHA - TCC FÍSICA 2019.pdfADREZA MILITANA DA COSTA AGUIAR ROCHA - TCC FÍSICA 2019853.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.