Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12437
Title: Aplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio.
Other Titles: Application of the case study method through the theme 'garbage' as a teaching-learning strategy in high school chemistry classes.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Tamara Regina Tôrres.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Jose Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Glageane da Silva.
Keywords: Método de Estudo de Caso;Reações Químicas;Lixo;Ensino-Aprendizagem;Case Study Method;Chemical Reactions;Garbage;Teaching-Learning
Issue Date: 22-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES,Tamara Regina Tôrres. Aplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio. 2019. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O método tradicional é um dos fatores que dificulta o processo de ensino-aprendizagem, causando a falta de interesse do estudante pela química, já que não consegue relacioná-la com o cotidiano, pois tal método é centrado na transmissão de conteúdo e valoriza a memorização de fórmulas e conceitos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa sobre o método de estudo de caso atrelado a temática “lixo” como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de Química. Esta pesquisa teve por seu principal objetivo o desenvolvimento de habilidades em estudantes do 1º ano do Ensino Médio por meio do caso “Resíduos orgânicos: destino consciente”. O uso dessa estratégia de ensino mostrou suas potencialidades, pois incentivou os estudantes a ler e interpretar textos, a buscarem informações extraclasse, possibilitando-os proporem hipóteses durante discussões em sala de aula, a trabalhar em equipe, a argumentar durante as apresentações dos relatórios sobre as soluções encontradas para resolução do caso, a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais da temática envolvida no estudo de caso.
Abstract: The traditional method is one of the factors that hinder the teaching-learning process, causing the student's lack of interest in chemistry, because it can't relate everyday life is this method is centered on the transmission of content and memorization of formulas and concepts. Thus, a research was carried out on the case study method linked to the theme "garbage" as a teaching-learning strategy in chemistry classes. This research had its main objective the development of skills in students of the first year of high school through the case “Organic waste: conscious destiny”. The use of this teaching strategy showed its potential because it encouraged students to read and interpret texts, to seek out-of-class information, enabling them to propose hypotheses during classroom discussions, to work as a team, to argue during the presentation of reports on the solutions found to solve the case, to reflect on the social and environmental implications of the theme involved in the case study.
Keywords: Método de Estudo de Caso
Reações Químicas
Lixo
Ensino-Aprendizagem
Case Study Method
Chemical Reactions
Garbage
Teaching-Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12437
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMARA REGINA TÔRRES LOPES - TCC QUÍMICA 2019.pdfTAMARA REGINA TÔRRES LOPES - TCC QUÍMICA 20191.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.