Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, T. R. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3533077532343015pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. P. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Jose Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.description.resumoO método tradicional é um dos fatores que dificulta o processo de ensino-aprendizagem, causando a falta de interesse do estudante pela química, já que não consegue relacioná-la com o cotidiano, pois tal método é centrado na transmissão de conteúdo e valoriza a memorização de fórmulas e conceitos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa sobre o método de estudo de caso atrelado a temática “lixo” como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de Química. Esta pesquisa teve por seu principal objetivo o desenvolvimento de habilidades em estudantes do 1º ano do Ensino Médio por meio do caso “Resíduos orgânicos: destino consciente”. O uso dessa estratégia de ensino mostrou suas potencialidades, pois incentivou os estudantes a ler e interpretar textos, a buscarem informações extraclasse, possibilitando-os proporem hipóteses durante discussões em sala de aula, a trabalhar em equipe, a argumentar durante as apresentações dos relatórios sobre as soluções encontradas para resolução do caso, a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais da temática envolvida no estudo de caso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2019-11-22-
dc.description.abstractThe traditional method is one of the factors that hinder the teaching-learning process, causing the student's lack of interest in chemistry, because it can't relate everyday life is this method is centered on the transmission of content and memorization of formulas and concepts. Thus, a research was carried out on the case study method linked to the theme "garbage" as a teaching-learning strategy in chemistry classes. This research had its main objective the development of skills in students of the first year of high school through the case “Organic waste: conscious destiny”. The use of this teaching strategy showed its potential because it encouraged students to read and interpret texts, to seek out-of-class information, enabling them to propose hypotheses during classroom discussions, to work as a team, to argue during the presentation of reports on the solutions found to solve the case, to reflect on the social and environmental implications of the theme involved in the case study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12437-
dc.date.accessioned2020-03-09T15:39:26Z-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-09T15:39:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMétodo de Estudo de Casopt_BR
dc.subjectReações Químicaspt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectCase Study Methodpt_BR
dc.subjectChemical Reactionspt_BR
dc.subjectGarbagept_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectMétodo de estudio de caso-
dc.subjectReacciones químicas-
dc.subjectBasura-
dc.subjectEnseñanza-Aprendizaje-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Tamara Regina Tôrres.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of the case study method through the theme 'garbage' as a teaching-learning strategy in high school chemistry classes.pt_BR
dc.title.alternativeAplicación del método de estudio de casos a través del tema 'basura' como estrategia de enseñanza-aprendizaje en las clases de química de secundaria.-
dc.identifier.citationLOPES,Tamara Regina Tôrres. Aplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio. 2019. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenEl método tradicional es uno de los factores que dificulta el proceso de enseñanza-aprendizaje, provocando el desinterés del estudiante por la química, ya que no puede relacionarla con la vida cotidiana, pues este método está centrado en la transmisión de contenidos y la memorización de valores. .de fórmulas y conceptos. Así, se realizó una investigación sobre el método de estudio de casos vinculado al tema “basura” como estrategia de enseñanza-aprendizaje en las clases de Química. Esta investigación tuvo como objetivo principal el desarrollo de competencias en estudiantes del 1° año de secundaria a través del caso “Residuos orgánicos: destino consciente”. El uso de esta estrategia didáctica mostró su potencial, ya que incentivó a los estudiantes a leer e interpretar textos, buscar información fuera de clase, permitiéndoles proponer hipótesis durante las discusiones en el aula, trabajar en equipo, argumentar durante las presentaciones de informes sobre la soluciones encontradas para resolver el caso, para reflexionar sobre las implicaciones sociales y ambientales del tema involucrado en el estudio de caso.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMARA REGINA TÔRRES LOPES - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2019.pdfTamara Regina Tôrres Lopes - TCC Licenciatura em Química CES 2019813.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.