Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, V. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6894707103300701pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee2COSTA, kiara Tatianny Santos da.-
dc.description.resumoO mundo em que vivemos vem passando por diversas mudanças, principalmente, no meio tecnológico. A educação não pode ficar de fora dessas transformações, mas, mesmo assim, há uma forte resistência por parte dos professores e até mesmo das instituições de ensino. Muitas vezes, a falta de uma aula diferenciada faz com que estes sintam-se desmotivados a interagir durante o processo de ensino e aprendizagem. Mas, é importante lembrar que apenas usar recursos didáticos como jogos, brincadeiras, computadores e entre outros, não trarão melhorias à aprendizagem dos alunos. É necessário que o próprio professor saiba utilizar os recursos educacionais mencionados acima, e que possa fazer intervenções durante a aula para abordar o conteúdo programado. E é pensando nisso que foi desenvolvida uma proposta de ensino que não apenas utilize Tecnologias da Informação e Comunicação, mas também explore principalmente a ludicidade na sala de aula. A ideia de usar o lúdico possui caráter extremamente determinante na formação cognitiva do estudante e na formação pedagógica do docente, visto que certas atividades lúdicas, a exemplo dos jogos de desafios, podem desempenhar um papel mais prazeroso, especialmente nas aulas de Física, visto que alguns temas podem se tornar cansativas devido a sua alta complexidade para os alunos entenderem a filosofia e a matemática envolvidas no conteúdo. Partindo-se desses pressupostos, foi desenvolvida uma metodologia com base nas teorias da ludicidade, a fim ensinar as Leis de Newton e suas aplicações na disciplina de Física da primeira série do Ensino Médio Técnico, usando recursos educacionais que promovam o lúdico e que contribuam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Por fim, foi feita uma análise do interesse dos alunos quando usou-se o lúdico como recurso principal da sequência didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleUma sequência didática para o estudo das leis de Newton e suas aplicações.pt_BR
dc.date.issued2019-12-04-
dc.description.abstractThe world we live in has been undergoing several changes, mainly the technological environment. Education cannot be left out of these transformations, but even so, there is strong resistance from teachers and even educational institutions. Often, the lack of a distinct class makes them feel unmotivated to interact during the process of teaching and learning. But it is important to remember that just use teaching resources will such as games, jokes, computers and others, not bring improvements to students’ learning. It is necessary that the teacher himself know how to use educational resources above mentioned and can make interventions during class to address the programmed content. And it is with this in mind that a teaching proposal was developed that not only uses Information and Communication Technologies, but also that exploits playfulness in the classroom. The idea of using the playful has an extremely determinant character in the cognitive formation of the student and the pedagogical formation of the teacher, since certain playful activities, like the games of challenges, can play a more pleasurable role, especially in Physics classes, as some subjects can become boring due to their high complexity for students to understand the philosophy and mathematics involved in content. Based on these assumptions, a methodology based on the theories of playfulness was developed in order to teach Newton's Laws and their applications in the Physics discipline of the first grade of Technical High School, using educational resources that promote playfulness and contribute to the teaching and learning process of students. Finally, an analysis of the students' interest was made when using the playful as the main resource of the didactic sequence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12439-
dc.date.accessioned2020-03-09T16:01:15Z-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-09T16:01:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino e físicapt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectTeaching and physcspt_BR
dc.subjectLúdica-
dc.subjectSecuencia didáctica-
dc.subjectEnseñanza y física-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Valdilson Noberto dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA didactic sequence for the study of Newton's laws and their applications.pt_BR
dc.title.alternativeUna secuencia didáctica para el estudio de las leyes de Newton y sus aplicaciones.-
dc.identifier.citationSANTOS, Valdilson Noberto dos. Uma sequência didática para o estudo das leis de Newton e suas aplicações. 2019. 93 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenEl mundo en el que vivimos ha estado pasando por varios cambios, especialmente en el entorno tecnológico. La educación no puede quedar al margen de estas transformaciones, pero aún así, existe una fuerte resistencia por parte de los docentes e incluso de las instituciones educativas. A menudo, la falta de una clase diferenciada hace que se sientan desmotivados para interactuar durante el proceso de enseñanza y aprendizaje. Pero, es importante recordar que el solo uso de recursos didácticos como juegos, juegos, computadoras y otros, no mejorará el aprendizaje de los estudiantes. Es necesario que el propio docente sepa utilizar los recursos educativos mencionados anteriormente, y que pueda realizar intervenciones durante la clase para abordar los contenidos programados. Y es con esto en mente que se desarrolló una propuesta didáctica que no solo utiliza las Tecnologías de la Información y la Comunicación, sino que también explora principalmente la lúdica en el aula. La idea de utilizar la lúdica tiene un carácter sumamente determinante en la formación cognitiva del alumno y en la formación pedagógica del docente, ya que determinadas actividades lúdicas, como los juegos de desafío, pueden jugar un papel más ameno, especialmente en las clases de Física, ya que algunos temas pueden llegar a ser agotadores por su alta complejidad para que los estudiantes comprendan la filosofía y las matemáticas involucradas en el contenido. A partir de estos supuestos, se desarrolló una metodología basada en las teorías de la lúdica, con el fin de enseñar las Leyes de Newton y sus aplicaciones en la disciplina Física del primer año de Bachillerato Técnico, utilizando recursos didácticos que promuevan la lúdica y contribuyan a la formación de los estudiantes. proceso de enseñanza y aprendizaje. Finalmente, se hizo un análisis del interés de los estudiantes cuando se utilizó la lúdica como principal recurso de la secuencia didáctica.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDILSON NOBERTO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2019.pdfValdilson Noberto dos Santos - TCC Licenciatura em Física CES 20196.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.