Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, I. R. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0254001782733079pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786946916201689pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.-
dc.description.resumoVinculada à linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a presente dissertação tem, como objeto, a formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a partir da sua implantação em 2013. Visando ao alcance do objetivo central de analisar as concepções que fundamentam esse eixo do Pacto, a pesquisa buscou: contextualizar as políticas de formação de professores para a educação básica nas conjunturas do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (1995-2014); explicitar os principais fundamentos e formulações das concepções de formação docente e de alfabetização em disputa, na segunda conjuntura do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (2007-2014); identificar as concepções de formação continuada, alfabetização e de professor alfabetizador adotadas pelo PNAIC. A investigação, inspirada no método dialético (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adotou as categorias analíticas da historicidade e contradição e, como categorias de estudo, concepções de formação docente, de professor e de alfabetização. A pesquisa foi realizada, predominantemente, mediante a análise documental, com ênfase nos Cadernos de formação de professores do Pnaic, de 2012 e 2015. O estudo permitiu identificar o predomínio das correntes hegemônicas, fundamentadas na epistemologia da prática, nas concepções de formação continuada e de professor alfabetizador adotadas pelo Pnaic. Desse modo, na formação continuada implementada por esse Programa, prevaleceu a dimensão instrumental, de cunho pragmático, em detrimento do conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.pt_BR
dc.date.issued2019-11-26-
dc.description.abstractLinked to the research line of History, Politics and Educational Management of the Graduate Program in Education of the Federal University of Campina Grande (UFCG), this dissertation has as its object the continuous formation of literacy teachers developed by the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic, in Portuguese), from its implementation in 2013. Aiming at reaching the central objective of analyzing the concepts that underlie this axis of the Pact, the research sought: to contextualize the policies of teacher education for basic education in Third Way neoliberalism in Brazil (1995-2014); clarify the main foundations and formulations of the conceptions of teacher education and literacy in dispute, in the second conjuncture of Third Way neoliberalism in Brazil (2007- 2014); identify the conceptions of continuing education, literacy and literacy teacher adopted by PNAIC. The research, inspired by the dialectical method (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adopted the analytical categories of historicity and contradiction and, as categories of study, conceptions of teacher education, teacher and literacy. The research was carried out predominantly through documentary analysis, with emphasis on the Pnaic Teacher Education Notebooks, 2012 and 2015. The study allowed us to identify the predominance of hegemonic currents, based on the epistemology of practice, on the concepts of continuing education and of literacy teacher adopted by Pnaic. Thereby, in the continuing education implemented by this Program, the instrumental dimension of pragmatic nature prevailed, to the detriment of scientific knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523-
dc.date.accessioned2020-03-12T12:19:58Z-
dc.date.available2020-03-12-
dc.date.available2020-03-12T12:19:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.subjectProfessor Alfabetizadorpt_BR
dc.subjectNational Pact for Literacy at the Right Agept_BR
dc.subjectContinuing Teacher Educationpt_BR
dc.subjectLiteracy Teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNational pact for literacy at the right age (PNAIC): structuring concepts.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, I. R. de Q. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INÁCIA ROSELLI DE QUEIROZ FARIAS - DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2019.pdfInácia Roselli de Queiroz Farias - Dissertação PPGEd CH 20191.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.