Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532
Title: Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
Other Titles: Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA , Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Maria Gorete de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MACIEL, Eliane de Menezes.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Alfabetização;Teoria construtiva;Didática - pedagógica;Crianças;Education;School Supervision;Literacy;Constructive Theory;Didactic - Pedagogical;Children
Issue Date: 1991
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
???metadata.dc.description.resumo???: A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização.
Abstract: The origin of this work is based on the practice of literacy, according to the methodological point of view of constructive theory. That is, in the process of acquiring the written language, one must seek to know the hypotheses, which are genuine constructions of the learning subject, in order to trigger the teaching-learning process. It is, in fact, a study and action that tends to continue its journey towards a didactic-pedagogical practice that can modify teaching conditions. Based on the facts and reflections made from theoretical knowledge, as well as experiences from literacy practice, it became essential to describe them succinctly, but clearly. Thus, this work is a report that consists of analyzes and positions in a contour to traditional pedagogical pedagogical practice. for better understanding, are attached the lesson plans, the productions written by the children, all activities as well as the evaluation of the practice, according to the teacher, effective, of literacy.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Teoria construtiva
Didática - pedagógica
Crianças
Education
School Supervision
Literacy
Constructive Theory
Didactic - Pedagogical
Children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1991.pdfMaria de Almeida. TCC. Licenciatura em Pedagogia.1991.12.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.