Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, R. K. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7092567333468032pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento e expansão da internet, temos visto que ambientes nesse meio vêm proporcionando uma diversidade de possibilidades de acesso a conteúdos variados e informações por meio de sites, blogs, vídeo-aulas, redes sociais etc. Diante dessa nova realidade em que múltiplas linguagens ocupam um lugar central na divulgação, explicação e tratamento de informações para situar conteúdos de forma geral, procuramos espaços que se dedicam a abordar conteúdos de Língua Portuguesa (LP) e definimos duas questões que nortearam a pesquisa: Qual a concepção de língua subjacente aos conteúdos gramaticais expostos em ambientes da WEB? e Que tratamento é dado a esses conteúdos do ponto de vista teórico metodológico? Partindo destes questionamentos, temos por objetivo geral analisar a(s) abordagem(ns) de conteúdos de língua portuguesa em páginas da web. A fim de realizarmos tal ação, descrevemos um pouco sobre os ambientes que abordam os conteúdos gramaticais de LP; identificamos e caracterizamos a(s) concepção(ões) de língua subjacente(s) ao tratamento dos conteúdos gramaticas de LP em ambientes da web, do ponto de vista teórico-metodológico e analisamos o impacto da (s) concepção (ções) identificada(s) em relação à divulgação de conteúdos na internet. Assim, baseamo-nos em dois principais eixos teóricos: o ambiente virtual e sua relação com o ensino/aprendizagem e os estudos sobre linguagem e seu ensino. Em relação ao primeiro, trazemos a contribuição de teóricos como Barton & Lee (2015); Braga (2013); Carvalho (2006); Martins (2000);Gomes e Silva (2006); Recuero (2014) etc.. Em relação ao segundo, as teorias de alguns estudiosos como Sausurre (2006); Chomsky (2006); Ilari e Basso (2006); Bronckart, (1999); Lucchesi (2006); Travaglia (1996), Mendonça (2009) dentre outros. A partir de uma metodologia de cunho descritivo interpretativista, e de uma análise documental dos materiais disponibilizados na rede, a constituição do corpus de análise foi definida através de postagens em blogs, sites e páginas do facebook. Os resultados evidenciaram um tratamento de conteúdos gramaticais, em ambientes da WEB, voltado, principalmente, a uma perspectiva de língua enquanto representação do pensamento e vinculada à abordagem normativa dos fenômenos gramaticais que anunciam. Tal constatação sinaliza, nestas postagens, uma visão ultrapassada para um trabalho com o ensino/aprendizagem de tópicos gramaticais, que, por estarem desvinculados de uma relação contextual, reflexiva e crítica de uso da linguagem, podem não ser a melhor alternativa, ainda, para abordar os conteúdos anunciados em tais espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleConteúdos de língua portuguesa em ambientes da web.pt_BR
dc.date.issued2016-08-
dc.description.abstractWith the emergence and growth of Internet, we have seen that environments in this mean have been providing a variety of opportunities for access to various contents and information through websites, blogs, video lessons, social networking etc. Facing a new reality in which multiple languages are central to the disclosure, explanation and information treatment to locate content in a general way. In this scenario, we look for spaces that are dedicated to addressing Portuguese language content (PL) and define two questions that guided the research: Which language conception underlies the grammar content exposed in the web environment? and What treatment is given to those contents considering the theoretical and methodological point of view? Based on these questions, we aim to analyze the approach(es) of Portuguese language content on web pages. In order to do so, we discuss the environments that address Portuguese grammar content; we identify and characterize the language conception(s) underlying Portuguese grammar contents on the web, from a theoretical and methodological point of view and we analyze the impact of those conceptions identified concerning the content disclosure on the Internet. Therefore, the research is based on two main theoretical axes: the virtual environment and its relationship with teaching/learning and the study about language teaching. Regarding the first, we bring theoretical contributions of Barton & Lee (2015); Braga (2013); Carvalho (2006); Martins (2000); Gomes & Silva (2006); Recuero (2014) etc. Regarding the second, we bring theoretical contributions of Sausurre (2006); Chomsky (2006); Ilari e Basso (2006); Bronckart, (1999); Lucchesi (2006); Travaglia (1996), Mendonça (2009), among others. From a descriptive and interpretive methodology nature and documentary analysis of the materials available on the network, the constitution of the corpus was defined through postings in blogs, websites and Facebook pages. Results have shown a treatment of grammar content on the web aimed, primarily, at a language perspective as a representation of thought and linked to grammar-normative approach to grammatical phenomena that herald. This indicates an outdated approach for a teaching/learning work about grammar topics in these posts that, as they are detached from a contextual, reflective and critical relationship of language usage, they may not be the best alternative yet to address the contents heralded in these spaces.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12534-
dc.date.accessioned2020-03-12T16:31:29Z-
dc.date.available2020-03-12-
dc.date.available2020-03-12T16:31:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectLengua Portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEstudio y Enseñanzapt_BR
dc.subjectStudy and Teachingpt_BR
dc.subjectAmbientes Digitaispt_BR
dc.subjectDigital Environmentspt_BR
dc.subjectEntornos Digitalespt_BR
dc.subjectConteúdos Gramaticaispt_BR
dc.subjectContenido Gramaticalpt_BR
dc.subjectGrammatical Contentpt_BR
dc.subjectEstudo e Ensino na Webpt_BR
dc.subjectStudy and Teaching on the Webpt_BR
dc.subjectEstudia y Enseña en la Webpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Rhayssa Késsia Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortuguese language content in WEB environments.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, R. K. A. da. Conteúdos de língua portuguesa em ambientes da web. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12534pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RHAYSSA KÉSSIA ALVES DA COSTA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfRhayssa Késsia Alves da Costa - Dissertação PPGLE CH 20161.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.