Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12537
Title: Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of Supervised Internship Activities in School Supervision.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Bernadete de Lourdes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIGOLVINO, Marilene Dantas.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Escolas Públicas;Política educacional;Ensino - aprendizagem;Education;School Supervision;Public schools;Educational Politics;Teaching - Learning
Issue Date: Sep-1992
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Bernadete de Lourdes da. Relatório das atividades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Supervisão escolar. 1992. 21f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.
???metadata.dc.description.resumo???: O tema desse estudo é a ação supervisora nas escolas públicas pertencentes a 10º Região de Ensino sediada respectivamente n acidade de Sousa - Paraíba. O intento aqui é analisar a prática educativa dessa atividade profissional no contexto sócio-político e econômico da sociedade brasileira. Neste sentido, a supervisão educacional, n aforma como tradicionalmente vem sendo exercida, tem se constituído num forte aliado do governo para cumprimento de seus propósitos políticos e educacionais. Porém, no momento atual da transformação porque passa a sociedade e a educação brasileira, a comunidade escolar, em geral, e a supervisão educacional em particular, procuram no movimento de sua ação e reflexão, rever sua prática pedagógica deslocando o eixo de sua ação individual para o coletivo, o social e a global ao tratar da questão do ensino aprendizagem de modo que possa contribuir, efetivamente, para um trabalho educacional transformador.Desse modo, nós enquanto aluna do VII período do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V. Refletir sobre a questão acima proposta torna-se relevante ma medida em que se busca compreender, classificar.
Abstract: The subject of this study is the supervisory action in public schools belonging to the 10th Teaching Region headquartered respectively in the city of Sousa - Paraíba. The intention here is to analyze the educational practice of this professional activity in the socio-political and economic context of Brazilian society. In this sense, educational supervision, as traditionally exercised, has been a strong ally of the government for the fulfillment of its political and educational purposes. However, in the current moment of transformation because Brazilian society and education passes, the school community in general, and educational supervision in particular, seek in the movement of their action and reflection, to review their pedagogical practice, shifting the axis of their individual action for the collective, the social and the global when addressing the issue of teaching and learning so that it can effectively contribute to a transformative educational work. In this way, we as a student of the VII period of the Pedagogy course of the Teacher Training Center of the Campus V. Reflecting on the question proposed above becomes relevant as it seeks to understand, classify.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Política educacional
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Public schools
Educational Politics
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12537
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BERNADETE DE LOURDES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1992.PDFBernadete de Lourdes da Silva. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1992.3.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.