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Title: A Ação Supervisora Numa Escola Pública Pertencente a 14º Região de Ensino do Ceará: Um Estudo Exploratório.
Other Titles: Supervisory Action at a Public School Belonging to the 14th Teaching Region of Ceará: An Exploratory Study.
???metadata.dc.creator???: PAIVA, Edvânia Escóssio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIGOLVINO, Marilene Dantas.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Escolas Públicas;Política educacional;Education;School Supervision;Public Schools;Educational Politics
Issue Date: Sep-1992
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIVA, Edvânia Escóssio de. A Ação Supervisora numa Escola Pública Pertencente a 14º Região de Ensino do Ceará. 1992. 13f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.
???metadata.dc.description.resumo???: Pretendemos aqui, analisar a prática educativa dessa atividade profissional no contexto sócio-político e econômico da sociedade brasileira/cearense. Nosso interesse pela função supervisora na referida região de ensino originou-se de estudos e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nosso desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento seu trabalho,pois sabemos que esta prática se dá num sistema educacional que apresenta varias dificuldades. Neste sentido, a Supervisão Educacional,na forma como tradicionalmente vem sendo exercida, tem se constituído num forte aliado dos Governos Federal e Estadual ,para o cumprimento de seus propósitos políticos-educacionais, o que justifica inclusive a sua introdução no seio das escolas públicas. Porém, no momento atual de transformação por que passa a sociedade e a educação brasileira, a comunidade escolar,em geral, e a Supervisão Educacional em particular, procura,no movimento de sua ação e reflexão, rever sua prática pedagógica deslocando o eixo de sua aço individual para o coletivo, o social e o global, ao tratar da questão do ensino-aprendizagem.
Abstract: Here, we intend to analyze the educational practice of this professional activity in the socio-political and economic context of Brazilian / Ceará society. Our interest in the supervisory function in that region of teaching originated from studies and discussions held in the classroom. This aroused our desire to seek more substantial information on the practice of Supervision and on the difficulties that supervisors encounter in developing their work, as we know that this practice occurs in an educational system that presents several difficulties. In this sense, Educational Supervision, in the way it has traditionally been exercised, has been a strong ally of the Federal and State Governments, for the fulfillment of its political-educational purposes, which justifies even its introduction within public schools. However, in the current moment of transformation that Brazilian society and education is going through, the school community in general, and Educational Supervision in particular, seeks, in the movement of its action and reflection, to review its pedagogical practice, shifting the axis of its individual steel for the collective, the social and the global, when dealing with the issue of teaching-learning
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Política educacional
Education
School Supervision
Public Schools
Educational Politics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12542
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

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