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Title: A avaliação na EJA: desafios do resgate do direito à educação e do direito à aprendizagem.
Other Titles: Evaluation in EJA: challenges of rescuing the right to education and the right to learning.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Paulo Marcelo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Avaliação da aprendizagem;Direito à educação;Youth and adult education;Learning assessment;Right to education
Issue Date: 12-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Paulo Marcelo Silva. A avaliação na EJA: desafios do resgate do direito à educação e do direito à aprendizagem. 2019. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12557
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Educação do Campo, Estado e Sociedade da Licenciatura em Educação do Campo, e tem como vinculação o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande.A educação é um direito a todas as pessoas, isso independentemente de classe social, gênero, etnia, credo religioso etc.Sendo um dever do estado possibilitar condições adequadas para que os sujeitos possam usufruir o melhor da nossa educação, pois garantir o aceso das pessoas jovens e adultos a educação, é antes de tudo respeitar estes sujeitos, possibilitando a construção na formação educacional como uma dimensão desse direito e como justiça social. Opresente trabalho tem como objetivo geral compreender qual o papel da avaliação na construção da aprendizagem e na superação dos obstáculos vivenciados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos, delineado foram: mapear os sujeitos e objetos da avaliação; identificar os tipos de avaliações aplicadas; e, caracterizar as finalidades da avaliação realizada em uma turma da EJA. Nesta pesquisa buscamos compreender como o processo avaliativo se aplica aos alunos da Educação de Jovens e Adultos tendo em vista as dificuldades vivenciadas por eles, que depois de alguns anos voltaram a estudar novamente. O campo de pesquisa foi uma escola de ensino fundamental situada no município de Sumé, e os sujeitos da pesquisa foram os professores/as e alunos/as da Educação de Jovens e Adultos dos anos inicias do ensino fundamental. A abordagem metodológica da pesquisa foi a qualitativa que busca gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos, e usamos como instrumento de pesquisa a análise de observação participante e os questionários. Após a conclusão da pesquisa os resultados mostram que o processo da avaliação da aprendizagem se constitui em um modelo avaliativo mais tradicional de acordo com as falas dos professores e alunos a partir dos questionários aplicados. Este modelo de avaliação se caracteriza como selecionadora e classificadora, não contribuindo muito para processo de aprendizagem. Sendo assim, percebe-se que se faz necessário repensar o modelo avaliativo, pois desta forma não temos como identificar a aprendizagem qualitativa usando apenas o tipo de avaliação de caráter somativo, mas, se aplicarmos a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, podese aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem não só aos alunos da EJA, mas a todos os estudantes. Portanto, a pesquisa mostra que há uma necessidade de melhorar a formacomo ainda se avalia os alunos.
Abstract: This work is part of the line of research Education of the Field, State and Society of the Degree in Rural Education, and is linked to the Center for Research and Extension in Rural Education, Teacher Training and Pedagogical Practices, of the Development Center Semiarid Sustainable Development, Federal University of Campina Grande. Education is a right for all people, regardless of social class, gender, ethnicity, religious creed etc. Being a duty of the state to provide adequate conditions for the subjects to enjoy the best of our education, as guaranteeing access for young people and adults to education, is first of all to respect these subjects, enabling the construction of educational training as a dimension of this right and as social justice. This work aims to understand the role of evaluation in the construction of learning and in overcoming the obstacles experienced by students of Youth and Adult Education. The specific objectives, outlined were: to map the subjects and objects of the evaluation; identify the types of assessments applied; and, characterize the purposes of the evaluation carried out in an EJA class. In this research we seek to understand how the evaluation process applies to students of Youth and Adult Education in view of the difficulties experienced by them, who after a few years returned to study again. The research field was an elementary school located in the municipality of Sumé, and the subjects of the research were the teachers and students of Youth and Adult Education in the early years of elementary school. . The methodological approach of the research was a qualitative one that seeks to generate knowledge for practical application, aimed at solving specific problems, and we used the analysis of participant observation and questionnaires as a research instrument. After the conclusion of the research, the results show that the learning evaluation process constitutes a more traditional evaluation model according to the statements of teachers and students from the applied questionnaires. This evaluation model is characterized as a selector and classifier, not contributing much to the learning process. Thus, it is clear that it is necessary to rethink the evaluation model, as this way we cannot identify qualitative learning using only the type of summative evaluation, but, if we apply diagnostic, formative and summative evaluation, we can improve the teaching and learning process not only to EJA students, but to all students. Therefore, research shows that there is a need to improve the way students are still evaluated.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Avaliação da aprendizagem
Direito à educação
Youth and adult education
Learning assessment
Right to education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12557
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

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