Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFÉLIX, F. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037877869392111pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Hércília Maria.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652804027020933pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Ednaura Almeida de.-
dc.description.resumoO trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe paper discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school, from the analysis of the "nature" category in school geographical content geography discipline, using observation and questionnaires for both teachers and pupils. The survey was conducted with students in the 5th year of two classes, the Elementary School Dr. Jarismar Gongalves Melo, located in Ipaumirim, Ceara. The first chapter theorizes the concept of landscape in the construction of geographical knowledge, but also the landscape as an analytical tool. The second chapter covers the landscape in education, entered the National Curricular Parameters (PCN's) and in textbooks. The third and final chapter examines the concept of landscape in the search space, trying to reflect the perceptions of teachers and students on the topic, from the analysis of the observations and data collected in questionnaires. The research results show that the landscape concept is underexplored in school subject contents Geography, at school elementary school. Considering that teachers second observation made in the locus seem to prioritize the teaching of Portuguese and mathematics. However, teachers and students, research subjects, recognize, through the testimonies collected during the investigation, the importance of geography and landscape concept in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575-
dc.date.accessioned2020-03-16T13:41:28Z-
dc.date.available2020-03-16-
dc.date.available2020-03-16T13:41:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPaisagem geográfica-
dc.subjectConceito de paisagem geográfica-
dc.subjectEnsino de Geografia-
dc.subjectLivro didático de Geografia-
dc.subjectGeografia no cotidiano escolar-
dc.subjectGeographic landscape-
dc.subjectGeographic landscape concept-
dc.subjectGeography teaching-
dc.subjectGeography in everyday school life-
dc.subjectGeography textbook-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFÉLIX, Francisca Natália.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions.pt_BR
dc.identifier.citationFÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA NATÁLIA FÉLIX. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2014.pdfFrancisca Natália Felix. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014. 12.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.