Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12599
Title: Relatório do Estudo Exploratório sobre a Ação Supervisora na 10º Região de Ensino do Estado da Paraíba.
Other Titles: Exploratory Study Report on Supervisory Action in the 10th Education Region of the State of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Francisca Erisvalda Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIGOLVINO, Marilene Dantas.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Escolas Públicas;Prática pedagógica;Ensino;Education;School Supervision;Public Schools;Pedagogical Practices;Teaching
Issue Date: Sep-1992
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Francisca Erisvalda Dantas. Relatório do Estudo Exploratório sobre a Ação Supervisora na 10º Região de Ensino do Estado da Paraíba. 1992. 25f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.
???metadata.dc.description.resumo???: O tema desse estudo é Ação Supervisora na 10º Região de Ensino da Paraíba. Esta região se situa na cidade de Sousa - Paraíba. Pretende-se aqui, analisar a prática educativa dessa atividade profissional no contexto sócio-político e econômico da sociedade brasileira paraibana. Nosso interesse pela função supervisora na referida região de ensino originou-se de estudo s e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nós o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seu trabalho, pois sabemos que esta prática se da num sistema educacional que apresenta varias dificuldades. Porém, no memento atual de transformação por que passa a sociedade e a educação brasileira, a comunidade escolar, em geral, e a Supervisão Educacional em particular, procura, no movimento de sua ação e reflexão, rever sua prática pedagógica deslocando o eixo de sua ação individual para o coletivo, o social e o global, ao tratar da questão do ensino-aprendizagem de modo que possa contribuir, efetivamente, para um trabalho educativo transformador. Entendemos que, refletir sobre a questão acima pro posta torna-se relevante na medida em que buscamos compreender a prática educativa dessas profissionais, sua concepção de escola publica enquanto instância da sociedade, como espaço significativo na luta por uma escola pública, gratuita e de qualidade, ao tempo em que, teremos experiência educativa de natureza teórico-prática enquanto estagiarias de habilitação em Supervisão Escolar.
Abstract: The subject of this study is Supervisory Action in the 10th Teaching Region of Paraíba. This region is located in the city of Sousa - Paraíba. It is intended here to analyze the educational practice of this professional activity in the socio-political and economic context of Brazilian society in Paraíba. Our interest in the supervisory function in that region of teaching originated from studies and discussions held in the classroom. This aroused in us the desire to seek more substantial information about the practice of Supervision and about the difficulties that the supervisors encounter in the development of their work, as we know that this practice occurs in an educational system that presents several difficulties. However, in the current moment of transformation that Brazilian society and education is going through, the school community in general, and Educational Supervision in particular, seeks, in the movement of its action and reflection, to review its pedagogical practice, shifting the axis of its individual action for the collective, the social and the global, when dealing with the issue of teaching-learning so that it can effectively contribute to a transformative educational work. We understand that reflecting on the above question becomes relevant as we seek to understand the educational practice of these professionals, their conception of a public school as an instance of society, as a significant space in the struggle for a public, free and quality school , at the same time, we will have educational experience of a theoretical and practical nature as trainee qualifications in School Supervision.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Prática pedagógica
Ensino
Education
School Supervision
Public Schools
Pedagogical Practices
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12599
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA ERISVALDA DANTAS PINTO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1992.pdfFrancisca Erisvalda Dantas Pinto. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1992.1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.