Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Idelsuíte de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231433017552287pt_BR
dc.description.resumoO tema deste trabalho é"A prática da Supervisão na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação. Neste realiza-se um estudo da prática educativa da referida categoria profissional na realidade educacional, local e no contexto sócio-econômico-politico da sociedade brasileira. É sabido que a supervisão tem sido objeto de críticas, tem sofrido dos poderes constituídos as mais severas penalidades e tem, no desenrolar de uma existência, construído sua história . Portanto essa referencia histórica da Supervisão e da educação é abordado dentro desse estudo e consequentemente inclui-se a essa abordagem um pouco sobre a sociedade instituída, por saber-se que esta influencia decisivamente o processo educacional. Na sociedade em que vivemos , de regime capitalista, a educação é um instrumento para atender aos interesses dos que detêm o poder e emanam as decisões, pouco preocupados com a educação da classe popular. Assim no bojo das contradições da realidade educacional brasileira, consideramos de grande relevância o estudo da questão supracitada, por nos proporcionar o contato com a ação educativa da Supervisão educacional a nível de Sede da Secretaria Municipal, oportunizando-nos na reflexão teórica sobre a realidade desta prática, com vista a implementação de uma nova teoria voltada para o desenvolvi mento de uma ação comprometida com a transformação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA Prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação.pt_BR
dc.date.issued1993-09-20-
dc.description.abstractThe theme of this work is "The practice of Supervision at the Headquarters of a Municipal Education Secretariat. This is a study of the educational practice of that professional category in the educational, local and socio-economic-political context of Brazilian society. known that supervision has been the object of criticism, has suffered from the powers constituted the most severe penalties and has, in the course of an existence, built its history. Therefore this historical reference of Supervision and education is addressed within this study and consequently included to this approach a little about the instituted society, because it is known that it decisively influences the educational process. In the society in which we live, under a capitalist regime, education is an instrument to serve the interests of those who hold power and emanate decisions, little concerned with the education of the popular class. So in the midst of the contradictions of the educational reality Brazilian study, we consider the study of the aforementioned question to be of great relevance, as it provides us with contact with the educational action of Educational Supervision at the level of the Municipal Secretariat, providing us with a theoretical reflection on the reality of this practice, with a view to implementing a new theory aimed at developing an action committed to social transformation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12602-
dc.date.accessioned2020-03-17T18:27:49Z-
dc.date.available2020-03-17-
dc.date.available2020-03-17T18:27:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectSecretaria de Educaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectClasses sociaispt_BR
dc.subjectProcesso educativopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectSecretary of Educationpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectSocial Classespt_BR
dc.subjectEducational Processespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aglailde Formiga de.-
dc.creatorFRANÇA, Maria Betânia Teles de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Practice of Educational Supervision at the Headquarters of a Municipal Education Secretariat.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Agailde Formiga de; FRANÇA, Maria Betânia Teles de. A Prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação. 1993. 28f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGLAILDE FORMIGA DE LIMA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1993.pdfAglailde Formiga de Lima; Maria Betânia Teles de França. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1993.5.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.