Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPAULINO, P. W. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193698736325174pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Rozenval de Almeida e.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.pt_BR
dc.date.issued2019-12-11-
dc.description.abstractThis paper aims to highlight, through various accounts of experiences the trajectory from the process of the degree Course in Social Sciences and extracurricular projects, the assertive analogy through the concept of "powerful knowledge" of sociologist Michael Young. Of a quantitative and qualitative bibliographic nature, interviews were conducted after the reading of the work PIBID (Memoirs of initiation to teaching), which had as their purpose to emphasize which are the implications of the project in the academic and professional trajectory of the PIBID students. Knowing that the teaching of Sociology has peculiar features in terms of its reflective, critical and argumentative character, we witnessed challenges in the sense of social openness to Sociology although its transforming sense had produced positive results of the professional and personal terms. As such, we can recognize in the "powerful knowledge" the crucial characteristics that education, once added to the reality of the student, is capable of achieving variable levels of positive results. The results achieved in this work was evident in the memories taken yhe relevance of the Sociology discipline as a light for Education, as well as the transformative effects of PIBID in the formation process as a construction of the teaching identity and in the general perspectives of the project participants lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603-
dc.date.accessioned2020-03-17T19:29:12Z-
dc.date.available2020-03-17-
dc.date.available2020-03-17T19:29:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectPIBID – Ciências Sociaispt_BR
dc.subjectConhecimento poderoso - Michael Youngpt_BR
dc.subjectMemórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSApt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInitiation to teachingpt_BR
dc.subjectPIBID - Social Sciencespt_BR
dc.subjectPowerful knowledge - Michael Youngpt_BR
dc.subjectMemórias - Degree Course in Social Sciences - CDSApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAULINO, Paula Wêndia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePIBID Sociologia: memories of teaching initiation and professional trajectories.pt_BR
dc.identifier.citationPAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA WÊNDIA DA SILVA PAULINO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2019.pdfPaula Wêndia da Silva Paulino - TCC Ciências Sociais CDSA 2019. 951.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.