Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALCÂNTARA, G. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5704739328783862pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Ricélia Maria Marinho.-
dc.contributor.advisor1IDSALES, R. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4718608750713388pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Luís Gustavo de Lima.-
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Vanusa de Melo Marinho.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo mensurar os níveis de conhecimento sobre práticas e conceitos relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, como também identificar as principais fontes de conhecimento acerca do assunto e verificar que ações estão sendo mobilizadas nas salas de aula dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da Escola “Nossa Senhora do Rosário”, localizada no município de Pombal-PB, e assim auxiliar no planejamento de ações motivacionais para promover um comportamento mais responsável com o ambiente. A pesquisa foi realizada com base em dados obtidos através dos questionários (anexo 1) que foram aplicados na referida escola durante o ano de 2016. A análise dos dados foi feita com base no índice CWS, assim pode-se concluir que a Educação Ambiental não tem apenas o objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática ambiental, mais também de sensibilizar a sociedade para os problemas socioambientais que atinge todo e qualquer indivíduo esteja ele onde estiverem. Entre outras palavras esse gesto tem que partir inicialmente das pessoas que devem reconhecer a importância de pequenas atitudes no dia a dia delas que em conjunto serão fundamentais para a melhoria de vida das presentes e futuras gerações. Os alunos que se submeteram aos questionários apesar de mostrar um certo conhecimento na temática ambiental, ainda deixaram a desejar em temas relacionados as atitudes que eles tomariam em determinadas hipóteses, pois ter conhecimento sobre a temática já é um começo, mas não o fim, ou seja, temos que mudar nossa postura diante da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
dc.titleAplicação do índice de CWS para identificar o nível de conhecimento sobre educação ambiental em alunos do 9º ano da escola Nossa Senhora do Rosário – Pombal/PB.pt_BR
dc.date.issued2016-10-05-
dc.description.abstractThis study objective to measure the levels of knowledge about practices and concepts related to the environment and sustainable development, as well as identifying the main sources of knowledge about the subject and see what actions are being mobilized in the classrooms of students in 9th grade elementary school II in Nossa Senhora do Rosário School in Pombal city, State of Paraíba, and thus plan motivational actions to promote more responsible behavior to the environment. The research was based on data obtained through the questionnaire (Appendix 1) that have been applied in this school during 2016. Data analysis was based on the CWS index, so it can be concluded that environmental education not only has the objective to raise awareness about environmental issues, but it seeks to sensitize society to the social and environmental problems that affects each and every individual wherever they are. In other words, this gesture starts from people who should recognize the importance of small actions on a daily them which together will be key to improving the lives of present and future generations. Students who submitted the questionnaires despite showing some knowledge on environmental issues, still left to be desired on issues related attitudes that they would take in certain cases, because having knowledge on the subject is a start but not the end, or is, we have to change our attitude to society. Keywords:pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12611-
dc.date.accessioned2020-03-18T15:36:53Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-03-18T15:36:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEscola - Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectSchool - Environmental Educationpt_BR
dc.subjectMeio Ambiente – Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectEnvironment - Sustainable Developmentpt_BR
dc.subjectSensibilização ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALCANTARA, George de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of the CWS index to identify the level of knowledge about environmental education in 9th grade students at Nossa Senhora do Rosário school - Pombal / PB.pt_BR
dc.identifier.citationALCÂNTARA, George de Oliveira. Aplicação do índice de CWS para identificar o nível de conhecimento sobre educação ambiental em alunos do 9º ano da escola Nossa Senhora do Rosário – Pombal/PB. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGE DE OLIVEIRA ALCÂNTARA - TCC - ENGENHARIA AMBIENTAL 2016.pdf George de Oliveira Alcântara - TCC - Engenharia Ambiental 2016.916.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.