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Title: A ação supervisora numa escola pública pertencente a 9º Região de Ensino da Paraíba: Um estudo exploratório.
Other Titles: Supervisory Action in a Public School Belonging to the 9th Teaching Region of Paraíba: An Exploratory Study.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Liduina Pereira Lima.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Escolas Públicas;Prática pedagógica;Sociedade;Education;School Supervision;Public Schools;Pedagogical Practices;Society
Issue Date: Sep-1992
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Liduina Pereira Lima. A Ação Supervisora na 9º Região de Ensino da Paraíba: Um Estudo Exploratório. 1992. 17f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.
???metadata.dc.description.resumo???: O tema desse estudo a Ação Supervisora numa escola pública da 9º Região de Ensino da Paraíba. Esta escola se situa na cidade de Cajazeiras. Pretendemos aqui, analisar a prática educativa dassa atividade profissional no contexto sócio-político e econômico da sociedade brasileira / paraibana. O nosso interesse pela função supervisora na referida escola originou-se de estudos e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nós o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seu trabalho, pois sabemos que esta prática se da num sistema educacional que apresenta várias dificuldades. Entendemos que, refletir sobre a questão acima proposta torna-se relevante na medida em que buscamos compreender a prática educativa dessas profissionais, sua concepção da escola pública enquanto instância da sociedade, como espaço significativo na luta por uma escola pública gratuita e de qualidade, ao tempo em que, teremos experiência educativa de natureza teórico-prática enquanto estagiárias de habilitação em Supervisão Escolar.
Abstract: The subject of this study is Supervisory Action in a public school in the 9th Paraíba Teaching Region. This school is located in the city of Cajazeiras. Here, we intend to analyze the educational practice of this professional activity in the socio-political and economic context of Brazilian / Paraiba society. Our interest in the supervisory function at that school originated from studies and discussions held in the classroom. This woke up in us the desire to seek more substantial information on the practice of Supervision and on the difficulties that the supervisors encounter in the development of their work, as we know that this practice occurs in an educational system that presents several difficulties. We understand that reflecting on the above proposed question becomes relevant as we seek to understand the educational practice of these professionals, their conception of the public school as an instance of society, as a significant space in the struggle for a free and quality public school, while time, we will have educational experience of a theoretical and practical nature as trainee qualifications in School Supervision.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Prática pedagógica
Sociedade
Education
School Supervision
Public Schools
Pedagogical Practices
Society
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12616
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