Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12636
Title: Fatores limitadores e contributivos das empresas de tecnologia com impacto social inseridas no ecossistema de inovação da Paraíba.
Other Titles: Limiting and contributory factors of technology companies with social impact inserted in the innovation ecosystem of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Aline Nunes Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOREIRA, Vinicius Farias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BALBINO, Débora Prazeres.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Carlos Alberto Ximenes Carneiro da.
Keywords: Negócios de impacto social;Negócios sociais;Desenvolvimento sustentável;Empreendedorismo social;Social impact business;Social business;Sustainable development;Social entrepreneurship
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Aline Nunes Gonçalves. Fatores limitadores e contributivos das empresas de tecnologia com impacto social inseridas no ecossistema de inovação da Paraíba. 2019. 28 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: No decorrer dos anos, foi-se disseminando o pensamento acerca do desenvolvimento sustentável das sociedades, visto que as questões que tornam os indivíduos e o ambiente vulneráveis estão cada vez mais presentes. A partir desta realidade, começaram a surgir organizações que atuam de maneira economicamente sustentável e que têm como objetivo a melhoria de alguma questão de desemparo socioambiental: os Negócios de Impacto Social. Levando isso em consideração, este trabalho teve o objetivo de analisar quais são os fatores contributivos e limitadores para o desenvolvimento de empresas de tecnologia com impacto social inseridas no ecossistema de inovação paraibano. Na fundamentação teórica foram tratados assuntos como: conceito desse tipo de organização, que não se encaixa no 2º e no 3º setor, absorvendo características de ambos; a diferentes abordagens acerca dos negócios sociais ao redor do mundo; e os fatores que contribuem e restringem o desenvolvimento dessas organizações. Em relação ao aspecto metodológico, essa pesquisa se classifica como estudo de multicasos, qualitativo e descritivo, tendo sido baseada em três casos de empresas incubadas na Incubadora de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG) que faz parte da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTcPB). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das organizações, além do exame de documentos internos e observação não participante. A análise, por sua vez, foi baseada na triangulação dos dados obtidos, tendo como principal fonte de informação as entrevistas realizadas. Os dados obtidos foram expostos baseados em cinco dimensões compostas por 8 aspectos contributivos e 18 limitadores, de acordo com o modelo de Jappe (2013) e nele são consideradas questões fundamentais para o desenvolvimento das organizações híbridas a mensuração do impacto causado; o diferencial competitivo do negócio; a gestão de fluxo de caixa; a “concorrência” do Governo em meio ao auxílio das pessoas à margem da sociedade; a participação em editais, entre outros. Conclui-se que o estudo em questão auxilia as empresas inseridas no ecossistema paraibano a entenderem alguns fatores que contribuem ou não para o seu desenvolvimento.
Abstract: No decorrer dos anos, foi-se disseminando o pensamento acerca do desenvolvimento sustentável das sociedades, visto que as questões que tornam os indivíduos e o ambiente vulneráveis estão cada vez mais presentes. A partir desta realidade, começaram a surgir organizações que atuam de maneira economicamente sustentável e que têm como objetivo a melhoria de alguma questão de desemparo socioambiental: os Negócios de Impacto Social. Levando isso em consideração, este trabalho teve o objetivo de analisar quais são os fatores contributivos e limitadores para o desenvolvimento de empresas de tecnologia com impacto social inseridas no ecossistema de inovação paraibano. Na fundamentação teórica foram tratados assuntos como: conceito desse tipo de organização, que não se encaixa no 2º e no 3º setor, absorvendo características de ambos; a diferentes abordagens acerca dos negócios sociais ao redor do mundo; e os fatores que contribuem e restringem o desenvolvimento dessas organizações. Em relação ao aspecto metodológico, essa pesquisa se classifica como estudo de multicasos, qualitativo e descritivo, tendo sido baseada em três casos de empresas incubadas na Incubadora de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG) que faz parte da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTcPB). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das organizações, além do exame de documentos internos e observação não participante. A análise, por sua vez, foi baseada na triangulação dos dados obtidos, tendo como principal fonte de informação as entrevistas realizadas. Os dados obtidos foram expostos baseados em cinco dimensões compostas por 8 aspectos contributivos e 18 limitadores, de acordo com o modelo de Jappe (2013) e nele são consideradas questões fundamentais para o desenvolvimento das organizações híbridas a mensuração do impacto causado; o diferencial competitivo do negócio; a gestão de fluxo de caixa; a “concorrência” do Governo em meio ao auxílio das pessoas à margem da sociedade; a participação em editais, entre outros. Conclui-se que o estudo em questão auxilia as empresas inseridas no ecossistema paraibano a entenderem alguns fatores que contribuem ou não para o seu desenvolvimento.
Keywords: Negócios de impacto social
Negócios sociais
Desenvolvimento sustentável
Empreendedorismo social
Social impact business
Social business
Sustainable development
Social entrepreneurship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12636
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE NUNES GONÇALVES LIRA -TCC ADMINISTRAÇÃO 2019..pdf484.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.