Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, Y. L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755656313488019pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, C. P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212993906357383pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Camila Assis Peres.-
dc.contributor.referee3BARROS, Lillian Ried Miller.-
dc.description.resumoEsta investigação situa-se na área do design da informação e tem como objeto de estudo capas de livros analisadas sob a perspectiva da cor. Considerando que, para quase um terço dos leitores brasileiros, o tema é o principal fator para escolha de um livro e que uma parcela significativa deles afirma eleger um livro por meio da capa, destaca-se a importância que esta adquire na captação da atenção e na identificação do assunto da obra. Sabe-se que as cores podem sugerir significados derivados de associações culturais e sociais, contudo há pouco conhecimento sobre sua interferência na compreensão de mensagens visuais. Nesse contexto, o presente estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo verificar se as cores das capas de livros interferem na identificação pelo público leitor do assunto genérico da obra. A metodologia da pesquisa foi dividida em duas etapas: análise visual e experimento. A primeira etapa baseou-se em conceitos fundamentais da teoria da Gestalt para selecionar o corpus da pesquisa e em conceitos da semiótica para a análise semântica da imagem gráfica. Foram selecionadas quatro capas que atenderam aos seguintes critérios: (1) composições monocromáticas, (2) alto grau de pregnância, (3) sem indicação do assunto do livro por meio de imagens e/ou textos. Para o experimento, foram utilizados dois questionários on-line, respondidos por dois grupos distintos de 100 adultos alfabetizados cada. Para o Grupo A, os questionários continham imagens das capas de livros em suas cores originais; enquanto o Grupo B observou imagens das mesmas capas com as cores modificadas por meio de software. Após visualizarem as imagens das capas, os participantes foram solicitados a indicar os assuntos tratados nos livros e a informar o que influenciou sua escolha. Pela grande dispersão observada nas respostas, foi verificado que o design das capas testadas gerou ambiguidade na identificação da temática dos livros. Contudo, as diferenças observadas nas respostas indicam ter ocorrido alguma influência de associações simbólicas das cores na interpretação do assunto dos livros pelos potenciais leitores, por ser a única variável entre os questionários. Foi possível concluir, no âmbito desta pesquisa, que o uso da cor com aproximação ao campo semântico do tema se mostrou relevante para a produção de sentidos relativos ao conteúdo da obra, mediante visualização da capa. Os resultados indicam que a influência das cores para a produção de sentidos pode variar de acordo com sua relação com os outros elementos visuais e todo o contexto da composição gráfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação Visualpt_BR
dc.titleA influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros.pt_BR
dc.date.issued2020-02-18-
dc.description.abstractThis study is in the field of Information Design, and has book covers as object of study analyzed from the perspective of color. Taking in account that for almost one third of Brazilian readers the theme of the book is the main factor for its selection, and that a significant amount of the readers choose a book by its cover, it should be highlighted the importance of the book cover for identifying the subject of the book. The colors may suggest meanings derived from cultural and social associations, however, there is limited understanding concerning its interference in understanding visual messages. This study is exploratory and aims to check if the color of the book cover interferes in the identification of the subject of the book by the readers. The research methodology was divided into two stages: visual analysis and experiment. The first stage was based on fundamental concepts of Gestalt theory to select the corpus of the research and in semiotics concepts for the semantic analysis of the graphic image. Four covers were selected that met the following criteria: (1) monochromatic compositions, (2) high degree of pregnancy, (3) without indication of the subject of the book through images and / or texts. For the experiment, two online questionnaires were used, answered by two different groups of 100 literate adults each. For Group A, the questionnaires contained images of the book covers in their original colors; while the Group B observed images of the same covers with the colors modified by software. After viewing the cover images, the participants were asked to indicate the subjects dealt with in the books and justifying their answers. Due to the great dispersion observed in the responses, it was found that the design of the tested covers generated ambiguity in identifying the thematic of the books. However, the differences observed in the answers indicate that there was some influence of symbolic associations of colors in the interpretation of the subject of the books by the readers, since it is the only variable among the questionnaires. It was possible to conclude, in the scope of this research, that the use of color with approximation to the semantic field of the theme proved to be relevant for the production of meanings related to the content of the work, through visualization of the cover. The results indicate that the influence of colors for the production of meanings may vary according to their relationship with other visual elements and the entire context of the graphic composition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12645-
dc.date.accessioned2020-03-26T16:52:01Z-
dc.date.available2020-03-26-
dc.date.available2020-03-26T16:52:01Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.subjectColorspt_BR
dc.subjectColorespt_BR
dc.subjectCapas de livrospt_BR
dc.subjectCubiertas de librospt_BR
dc.subjectBook Coverspt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectLa comunicación visualpt_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectDiseño de la informaciónpt_BR
dc.subjectInformation designpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Yasmine Laíse Firmino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of color on the interpretation of the message on monochrome book covers.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Y. L. F. de. A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YASMINE LAÍSE FIRMINO DE LIMA - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2020.pdf8.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.