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Title: A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros.
Other Titles: The influence of color on the interpretation of the message on monochrome book covers.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Yasmine Laíse Firmino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Camila Assis Peres.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BARROS, Lillian Ried Miller.
Keywords: Cores;Colors;Colores;Capas de livros;Cubiertas de libros;Book Covers;Comunicação visual;Visual communication;La comunicación visual;Design da informação;Diseño de la información;Information design
Issue Date: 18-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Y. L. F. de. A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação situa-se na área do design da informação e tem como objeto de estudo capas de livros analisadas sob a perspectiva da cor. Considerando que, para quase um terço dos leitores brasileiros, o tema é o principal fator para escolha de um livro e que uma parcela significativa deles afirma eleger um livro por meio da capa, destaca-se a importância que esta adquire na captação da atenção e na identificação do assunto da obra. Sabe-se que as cores podem sugerir significados derivados de associações culturais e sociais, contudo há pouco conhecimento sobre sua interferência na compreensão de mensagens visuais. Nesse contexto, o presente estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo verificar se as cores das capas de livros interferem na identificação pelo público leitor do assunto genérico da obra. A metodologia da pesquisa foi dividida em duas etapas: análise visual e experimento. A primeira etapa baseou-se em conceitos fundamentais da teoria da Gestalt para selecionar o corpus da pesquisa e em conceitos da semiótica para a análise semântica da imagem gráfica. Foram selecionadas quatro capas que atenderam aos seguintes critérios: (1) composições monocromáticas, (2) alto grau de pregnância, (3) sem indicação do assunto do livro por meio de imagens e/ou textos. Para o experimento, foram utilizados dois questionários on-line, respondidos por dois grupos distintos de 100 adultos alfabetizados cada. Para o Grupo A, os questionários continham imagens das capas de livros em suas cores originais; enquanto o Grupo B observou imagens das mesmas capas com as cores modificadas por meio de software. Após visualizarem as imagens das capas, os participantes foram solicitados a indicar os assuntos tratados nos livros e a informar o que influenciou sua escolha. Pela grande dispersão observada nas respostas, foi verificado que o design das capas testadas gerou ambiguidade na identificação da temática dos livros. Contudo, as diferenças observadas nas respostas indicam ter ocorrido alguma influência de associações simbólicas das cores na interpretação do assunto dos livros pelos potenciais leitores, por ser a única variável entre os questionários. Foi possível concluir, no âmbito desta pesquisa, que o uso da cor com aproximação ao campo semântico do tema se mostrou relevante para a produção de sentidos relativos ao conteúdo da obra, mediante visualização da capa. Os resultados indicam que a influência das cores para a produção de sentidos pode variar de acordo com sua relação com os outros elementos visuais e todo o contexto da composição gráfica.
Abstract: This study is in the field of Information Design, and has book covers as object of study analyzed from the perspective of color. Taking in account that for almost one third of Brazilian readers the theme of the book is the main factor for its selection, and that a significant amount of the readers choose a book by its cover, it should be highlighted the importance of the book cover for identifying the subject of the book. The colors may suggest meanings derived from cultural and social associations, however, there is limited understanding concerning its interference in understanding visual messages. This study is exploratory and aims to check if the color of the book cover interferes in the identification of the subject of the book by the readers. The research methodology was divided into two stages: visual analysis and experiment. The first stage was based on fundamental concepts of Gestalt theory to select the corpus of the research and in semiotics concepts for the semantic analysis of the graphic image. Four covers were selected that met the following criteria: (1) monochromatic compositions, (2) high degree of pregnancy, (3) without indication of the subject of the book through images and / or texts. For the experiment, two online questionnaires were used, answered by two different groups of 100 literate adults each. For Group A, the questionnaires contained images of the book covers in their original colors; while the Group B observed images of the same covers with the colors modified by software. After viewing the cover images, the participants were asked to indicate the subjects dealt with in the books and justifying their answers. Due to the great dispersion observed in the responses, it was found that the design of the tested covers generated ambiguity in identifying the thematic of the books. However, the differences observed in the answers indicate that there was some influence of symbolic associations of colors in the interpretation of the subject of the books by the readers, since it is the only variable among the questionnaires. It was possible to conclude, in the scope of this research, that the use of color with approximation to the semantic field of the theme proved to be relevant for the production of meanings related to the content of the work, through visualization of the cover. The results indicate that the influence of colors for the production of meanings may vary according to their relationship with other visual elements and the entire context of the graphic composition.
Keywords: Cores
Colors
Colores
Capas de livros
Cubiertas de libros
Book Covers
Comunicação visual
Visual communication
La comunicación visual
Design da informação
Diseño de la información
Information design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Comunicação Visual
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12645
Appears in Collections:Mestrado em Design

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