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dc.creator.IDSILVA, E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612366901769180pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA JUNIOR, José.
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.
dc.description.resumoApós a sua reinserção nos currículos brasileiros do ensino médio, a Sociologia torna-se lugar para diferentes discussões do cotidiano na sociedade, no entanto, para isso é necessário que os professores (as) se apropriem de ferramentas para que a discussão torne-se mais interessante e efetiva para o aprendizado dos alunos nessa fase do ensino. Nesse sentido, este trabalho é fruto da realização de uma pesquisa de cunho qualitativo com a finalidade investigar as práticas docentes no tocante às metodologias e os recursos didáticos que estão sendo utilizados pelos professores (as) que lecionam a disciplina de Sociologia no ensino médio na rede pública de ensino de duas regiões distintas e com modelos de escolas diferentes. Na região do Cariri paraibano foram investigadas cinco escolas sendo duas integrais, uma integral técnica e duas regulares que concentravam seis professores (as) ministrando a disciplina. Já na outra região, Senador Canedo – GO, foram investigadas cinco escolas, sendo quatro regulares e uma militar que concentram cinco professores (as) ministrando a disciplina. Como instrumento/técnica de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, foi usada também observações não participantes durantes as aulas. Quanto a análise dos dados foi usada Análise de Conteúdo de Bardin, (2009). Foi detectado que a presença de profissionais de outras áreas ministrando a disciplina de Sociologia ainda persiste em número considerável, haja vista que dos 11 pesquisados, 07 tinham formação diferente da que lecionavam, ou seja, não eram formados na área de Sociologia ou Ciências Sociais. Foi percebido que as escolas dispõem de alguns recursos didáticos com algumas pequenas variações, porém, quanto às metodologias de ensino variaram bastante principalmente quando os professores (as) tinham uma formação diferente da área em que estava atuando no momento da pesquisa, acarretando em um ensino defasado e mais, tornando a disciplina muitas vezes desinteressante para o alunado por desconhecer as metodologias possíveis de utilização em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMetodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.pt_BR
dc.date.issued2020-03-12
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647
dc.date.accessioned2020-03-26T17:46:17Z
dc.date.available2020-03-26
dc.date.available2020-03-26T17:46:17Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEstudo comparativo - ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Sociologiapt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de sociologíapt_BR
dc.subjectEstudio comparativo - enseñanza de la sociologíapt_BR
dc.subjectComparative study - teaching of sociologypt_BR
dc.subjectSociology in High Schoolpt_BR
dc.subjectSociología en la secundariapt_BR
dc.subjectMetodologías de enseñanza de sociologíapt_BR
dc.subjectSociology teaching methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching Resources - Sociologypt_BR
dc.subjectRecursos didácticos - Sociologíapt_BR
dc.subjectAnálisis de contenido - Bardinpt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Edmilson Cardoso da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMetodologías para la enseñanza de la sociología en la escuela secundaria: un estudio comparativo.pt_BR
dc.title.alternativeMethodologies for teaching Sociology in High School: a comparative study.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Edmilson Cardoso da. Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo. 2020. 131f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647pt_BR
dc.description.resumenDespués de su reintegración en los planes de estúdio de la escuela secundaria brasileña, la Sociología se convierte en un lugar para diferentes debates sobre la vida cotidiana en la sociedad, sin embargo, para esto es necesario que los maestros (as) usen las herramientas adecuadas para que el debate sea más interesante y efectivo. Para el aprendizaje de los alumnos en esta etapa de la enseñanza. En este sentido, este trabajo es el resultado de llevar a cabo una investigación cualitativa con el propósito de investigar las prácticas de enseñanza con respecto a las metodologías y recursos didácticos que utilizan los maestros (as) que enseñan la disciplina de Sociología en la escuela secundaria en el sistema escolar público de dos regiones diferentes y con diferentes modelos escolares. En la región de Cariri de Paraíba, se investigaron cinco escuelas, dos de las cuales eran integrales, una técnica y dos escuelas regulares, que concentraron a seis maestros (as) que enseñaban la disciplina. En la otra región, Senador Canedo - GO, se investigaron cinco escuelas, cuatro regulares y una militar, que concentran a cinco maestros (as) que enseñan la disciplina. Como instrumento / técnica para la recopilación de datos, se utilizaron cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas, también se utilizaron observaciones no participantes durante las clases. En cuanto al análisis de datos, se utilizó el análisis del habla de Bardin (2009). Se encontró que la presencia de profesionales de otras áreas que enseñan la disciplina de Sociología aún persiste en cantidades considerables, dado que de los 11 encuestados, 07 tenían una educación diferente de la que enseñaban, es decir, no estaban capacitados en el área de Sociología o Ciencias Sociales. Se observó que las escuelas tienen algunos recursos didácticos con algunas pequeñas variaciones, sin embargo, en cuanto a las metodologías de enseñanza, variaron mucho principalmente cuando los maestros tenían una formación diferente del área en la que trabajaban en el momento de la investigación, lo que resultó en una enseñanza desactualizado y más, lo que hace que la disciplina a menudo no sea interesante para los estudiantes porque desconocen las posibles metodologías para usar en el aula.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

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