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dc.creator.IDMAIA, K. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289134692632682pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Kelly Cristina Costa.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, K. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490702885382062pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Clóvis Alberto Vieira de.-
dc.contributor.referee2ITUASSU FILHO, Arthur Cezar de Araujo.-
dc.description.resumoOs conceitos de democracia e representação política vêm apresentando processo constante de mutação. Na atualidade, a mudança mais impressionante advém da rede mundial de computadores. A internet proporcionou uma série de possibilidades inimagináveis há 30 anos, e dentre essas contribuições, estão as redes sociais. Os últimos processos eleitorais pelo mundo demonstraram certo protagonismo das redes sociais antes, durante e depois do dia da votação. O Twitter é uma das principais ferramentas utilizadas na arena política para divulgação e fomento do apoio eleitoral, logo, questiona-se: de que modo o Twitter tem sido utilizado como novo meio de fomentar representação política na era digital? A pesquisa assume como hipótese principal, que maior utilização dessa ferramenta possibilita ao candidato a um cargo eletivo, melhor performance eleitoral, além de alterar o perfil de uso entre os períodos, pós e pré-eleitorais. Para tanto, buscou-se compreender e explicar o impacto do Twitter no processo de competição no Brasil, como os candidatos à presidência utilizaram-se dessa ferramenta e, qual impacto teve nas votações nominais dos deputados federais eleitos em 2018. A investigação trilhou pelo caminho do método hipotético-dedutivo e permitiu duas abordagens de tratamento de dados: uma para traçar o perfil de uso dos candidatos à presidência da república em 2018 através da ferramenta Twittonomy e do MAXQDA; e outra quantitativa, realizando uma série testes estatísticos com dados primários advindos do Twitter de deputados federais eleitos em 2018 e seus respectivos partidos, e de dados secundários disponibilizados pelo TSE. Os principais resultados apontam que oTwitter, assim como outras redes sociais, incorporam e iniciam uma nova vertente do conceito de representação política; candidatos à presidência procuram utilizar mais intensamente a ferramenta durante o período eleitoral e buscam ungir apoio, compartilhar links e divulgar suas futuras aparições em rádio e TV. Os testes estatísticos mostraram que há impacto positivo do uso do Twitter nas votações nominais dos deputados, sendo que as variáveis: seguidores do partido, tweets do candidato e a despesa de campanha, possuem um maior impacto no modelo da Rede Neural Artificial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Política.pt_BR
dc.titleDemocracia, redes sociais e nova forma de representação: utilização do impacto do twitter nas eleições gerais de 2018 no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2020-03-03-
dc.description.abstractThe concepts of democracy and political representation have been constantly changing. Today, the most impressive change comes from the world wide web. The internet has provided a number of unimaginable possibilities 30 years ago, and among these contributions are social networks. The latest electoral processes around the world have shown some prominence in social networks before, during and after polling day. Twitter is one of the main tools used in the political arena for the move up and promotion of electoral support, so the question is: how has Twitter been used as a new means of fostering political representation in the digital age? The research assumes as main hypothesis that greater use of this tool enables the candidate for an elective office, better electoral performance, and change the profile of use between periods, post and pre-election. To this end, we sought to understand and explain the impact of Twitter on the process of competition in Brazil, how presidential candidates used this tool and what impact it had on the votes of federal deputies elected in 2018. The investigation followed the path of the hypotheticaldeductive method and allowed two approaches to data treatment: qualitative for the profile of use of candidates for presidency of the republic in 2018 through the tool Twittonomy and MAXQDA; and quantitative, performing a series of statistical tests with primary Twitter data from federal deputies elected in 2018 and their respective parties, and secondary data provided by the TSE. The main results point out that Twitter, as well as other social networks, incorporate and initiate a new aspect of the concept of political representation; presidential candidates seek to use the tool more intensely during the election period and seek to anoint support, share links and publicize their future radio and TV appearances. Statistical tests showed that there is a positive impact of using Twitter on deputies' roll-call votes, with the following variables: party followers, candidate tweets and campaign spending having a greater impact on the Artificial Neural Network model.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12656-
dc.date.accessioned2020-03-30T17:37:45Z-
dc.date.available2020-03-30-
dc.date.available2020-03-30T17:37:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEleições de 2018 - Brasilpt_BR
dc.subjectRedes Sociais e Eleiçõespt_BR
dc.subjectRede Neural Artificialpt_BR
dc.subjectTwitter e Eleiçõespt_BR
dc.subjectProcesso de Escolha Políticapt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectManipulação Algorítmicapt_BR
dc.subjectPolítica e Redes Sociaispt_BR
dc.subjectInternet e Políticapt_BR
dc.subjectRepresentação Políticapt_BR
dc.subjectGoverno Representativo - Princípiospt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subject2018 Elections - Brazilpt_BR
dc.subjectSocial Media and Electionspt_BR
dc.subjectArtificial Neural Networkpt_BR
dc.subjectTwitter and Electionspt_BR
dc.subjectPolicy Choice Processpt_BR
dc.subjectAlgorithmic Manipulationpt_BR
dc.subjectPolitics and Social Networkspt_BR
dc.subjectInternet and Politicspt_BR
dc.subjectRepresentative Government - Principlespt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMAIA, Kyev Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDemocracy, social networks and new form of representation: using the impact of twitter in the 2018 general elections in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMAIA, Kyev Moura. Democracia, redes sociais e nova forma de representação: utilização do impacto do twitter nas eleições gerais de 2018 no Brasil. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) Pós-Graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12656pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência Política

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