Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRAGA, D. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312262269174051pt_BR
dc.contributor.advisor1AMORIM, Amanda Florense Alves.-
dc.contributor.advisor1IDAMORIM, A. F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3105430395914289pt_BR
dc.description.resumoA história conta-nos que por séculos as mulheres foram restringidas em sua participação na sociedade nas mais diversas áreas e dimensões, incluindo a atuação nos negócios. Porém, com as conquistas de reconhecimento dos seus direitos ao passar dos anos, as mulheres vêm assumindo posições estratégicas, bem como tornando-se desenvolvedora de negócios inovadores. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar o perfil das empreendedoras femininas na área da beleza da cidade de Campina Grande – PB. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizando estudo de casos múltiplos por meio de pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A amostra foi constituída por 16 empreendedoras, sendo as mesmas convidadas a participar de uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram categorizados e analisados a partir das dimensões: Percepção sobre o empreendedorismo, planejamento, processo de aprendizagem, aspectos influenciadores e motivacionais, criatividade e inovação, vantagens e dificuldades, persistência e visão. A pesquisa concluiu que apesar das entrevistadas apresentarem um baixo nível de compreensão teórica acerca do empreendedorismo e ausência de um planejamento para o início de suas atividades, as mesmas demonstraram níveis satisfatórios de criatividade, inovação, visão futura e persistência diante das dificuldades por elas reconhecidas. Conclui-se ainda que foi a necessidade frente ao desemprego, uma das principais influenciadoras para o início dos empreendimentos. E, no que concerne às motivações predominantes entre as empreendedoras participantes foram evidenciados: crescimento e realização profissional, independência financeira e complemento de renda, bem como a melhoria de vida dos filhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleHabilidades lucrativas: a busca pela beleza iluminando o empreendedorismo feminino do município de Campina Grande – PB.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractHistory tells that through centuries women were not allowed participating in different areas of society, including not being able to participate in any kind of business. However, after women rights were established and recognized, women gradually started getting more jobs in strategic positions in the business hierarchy and becoming developers in innovative enterprises. Therefore, this paper's main goal is to identify the profile of women who work in the beauty industry in the city of Campina Grande - PB. To do so, the working method was based on a descriptive approach with a qualitative nature using bibliographic review and multiple case study with field research methods. For the research sample, sixteen (16) entrepreneurs were invited to do a semi-structured interview. The data was categorised and analyzed based on perception about entrepreneurship, business planning, learning process, influence and motivation, creativity and innovation, advantages and difficulties, persistence and vision. The study shows that the women who were interviewed have a lower level of management knowledge than necessary to start a new business and they did not planned before starting working. However, they know how to deal with struggles in the business and have a satisfactory level of creativity and they are very persistent and have great future perspective. The study also shows that besides growth and professional achievement, financial independence and income supplement, as well as the improvement of their children's lives, it was the unemployment the main reasons to start working for themselves.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12695-
dc.date.accessioned2020-04-06T21:26:56Z-
dc.date.available2020-04-06-
dc.date.available2020-04-06T21:26:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectBelezapt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectFemale entrepreneurshippt_BR
dc.subjectBeautypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Deborah Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProfitable skills: the search for beauty illuminating female entrepreneurship in the city of Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Deborah Maria da Silva. Habilidades lucrativas: a busca pela beleza iluminando o empreendedorismo feminino do município de Campina Grande – PB. 2019. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12695pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEBORAH MARIA DA SILVA BRAGA - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2019.pdfDeborah Maria da Silva Braga - TCC Monografia Administração CH 2019248.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.