Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0706121901160116pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Petruska Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDMACHADO, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865841533859571pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MIKI, Adriana Fumi Chim.-
dc.contributor.advisor-co1IDMIKI, A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes6294505765908268pt_BR
dc.description.resumoPara a garantia da empregabilidade no contexto atual faz-se necessário muito mais do que a conclusão do ensino superior. Dessa forma, o papel da universidade entra em foco para assegurar as condições de desenvolvimento de habilidades e competências de seus discentes. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo analisar os reflexos na formação do administrador, através da metodologia de aprendizado ativo Work-based Learning no Programa de Educação Tutorial – PET. Foram verificadas as bases conceituais do aprendizado ativo WBL, assim como, a contextualização da atuação dos grupos PET de Administração no Brasil. A metodologia utilizada foi qualitativa descrita, e os dados foram tratados mediante estatística descritiva e análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo 12. Os resultados indicam que a partir do momento em que os alunos são inseridos num ambiente, como o do Programa de Educação Tutorial, que proporciona a realização de atividades coordenadas e lideradas por eles, inicia-se o processo de desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades e competências. Conclui-se então, a veracidade da responsabilidade dos grupos PET no desenvolvimento de seus alunos, através da validação da relação existente entre aprendizado ativo e as categorias de Work-based learning propostas em estudos de Fiedmann e Sprafke, nos Programas de Educação Tutorial (PET), as quais podem ser utilizadas para analisar e monitorar os resultados da ação petiana nos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePrograma De Educação Tutorial (PET): aprendizagem baseada em trabalho na educação superior em administração.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractTo guarantee employability in the current context much more is needed than the completion of higher education. In this way, the role of the university comes into focus to ensure the conditions of development of skills and competences of its students. Thus, the present research aims to analyze the reflexes in the training of the administrator, through the methodology of active learning Work-based Learning in the Program of Tutorial Education - PET . The conceptual bases of WBL active learning were verified, as well as the contextualisation of the performance of PET Administration groups in Brazil. The methodology used was described qualitatively, and the data were treated through descriptive statistics and content analysis with the aid of NVivo 12 software. The results indicate that once the students are inserted in an environment such as the Education Program Tutorial, which provides the accomplishment of activities coordinated and led by them, begins the process of development or improvement of skills and competences. We conclude that the PET groups are responsible for the development of their students by validating the relationship between active learning and the Workbased learning categories proposed in studies by Fiedmann and Sprafke, in the Tutorial Education Programs (PET ), which can be used to analyze and monitor the results of the student's petition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12697-
dc.date.accessioned2020-04-06T21:43:24Z-
dc.date.available2020-04-06-
dc.date.available2020-04-06T21:43:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorialpt_BR
dc.subjectAprendizado ativopt_BR
dc.subjectWorked-based learningpt_BR
dc.subjectEmpoderamento socioestruturalpt_BR
dc.subjectEmpoderamento psicológicopt_BR
dc.subjectTutorial Education Programpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectWorked-based learningpt_BR
dc.subjectSociostructural empowermentpt_BR
dc.subjectPsychological empowerment.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ewelly Suany Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTutorial Education Program (PET): work-based learning in higher education in administration.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ewelly Suany Cavalcante. Programa De Educação Tutorial (PET): aprendizagem baseada em trabalho na educação superior em administração. 2019. 29 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12697pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWELLY SUANY CAVALCANTE SILVA - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2019.pdfEwelly Suany Cavalcante Silva - TCC Monografia Administração CH 2019.908.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.