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Title: Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
Other Titles: Diagnosis of the perception of professors and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Fágner Carlos José.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Monalisa Vasconcelos Ernesto.
Keywords: Criatividade;Práticas docentes;Administração;Creativity;Teaching practices;Administration
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Fágner Carlos José. Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
???metadata.dc.description.resumo???: A criatividade é considerada um fenômeno complexo e multidimensional. Na educação, a criatividade é apontada como um dos eixos que norteiam a relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o professor desponta como um elemento facilitador do desenvolvimento da expressão criativa do aluno. Desse modo, tendo em vista a importância da criatividade na educação, para formar profissionais mais criativos, críticos e colaborativos, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção de docentes e discentes do Curso de Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. A metodologia utilizada foi definida a partir de uma abordagem quantitativa-qualitativa do tipo descritiva, envolvendo 13 professores e 152 estudantes do referido curso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior, além de uma questão aberta contemplando o currículo teórico e prático do Curso de Administração e um checklist preenchido apenas pelos docentes indicando as possíveis barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram para o predomínio de uma cultura de aprendizagem limitadora à expressão criativa do aluno, pela falta do confronto da teoria com a prática, resultando na dificuldade de desenvolver a autonomia do seu potencial criativo. Conclui-se que existe a necessidade da instituição avaliada diversificar suas estratégias de ensino, promovendo capacitações do corpo docente, em metodologias ativas, e ofertando atividades diversificadas e projetos interdisciplinares para seus alunos.
Abstract: Creativity is considered a complex and multidimensional phenomenon. In education, creativity is pointed as one of the axes that guide the relationship between teaching and learning. In this context, the teacher emerges as an element that facilitates the development of the creative expression of the student. Thus, in view of the importance of creativity in education, to train more creative, critical and collaborative professionals, the objective of this work was to diagnose the perception of teachers and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom. The methodology used was defined based on a quantitative-qualitative approach of the descriptive type, involving 13 teachers and 152 students of this course. The Inventory of Teaching Practices that favor Creativity in Higher Education was used as an instrument of data collection, besides an open question contemplating the theoretical and practical curriculum of the Administration Course and a checklist filled only by the teachers indicating the possible barriers to the promotion of creativity in the classroom. The research results pointed out the predominance of a culture of limiting learning to the creative expression of the student, due to the lack of confrontation between theory and practice, resulting in the difficulty of developing the autonomy of their creative potential. It is concluded that there is a need for the evaluated institution to diversify its teaching strategies, promoting faculty capacities, active methodologies, and offering diversified activities and interdisciplinary projects for its students.
Keywords: Criatividade
Práticas docentes
Administração
Creativity
Teaching practices
Administration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
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