Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12704
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, E. B. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225824253567117pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, B. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199691841936178pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.-
dc.contributor.referee2TOSCANO, Geovânia da Silva.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.oliveira-
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se trazer discussões sobre dois conceitos (estranhamento e desnaturalização) da Sociologia como estes podem contribuir para efetivação, para desconstrução do discurso de combate à seca e reflexão sobre a ideia de convivência com o semiárido, apresentando como estes fazem parte de uma construção social e como a Sociologia enquanto disciplina no Ensino Médio pode ajudar nessa desconstrução. É notável que a identidade da região nordeste é fruto de uma construção social, a imagem do semiárido brasileiro está direta e historicamente ligada à imagem de miséria e seca, durante muito tempo difundia-se discursos como uma região que não oferecia potencial desenvolvimentista. Com passar do tempo, intelectuais perceberam que a ideia não é combate à seca, mas convivência com a seca, assim buscaram apresentar alternativas viáveis para solucionar os problemas advindos da estiagem, com o intuito de possibilitar uma vida digna e a permanência das pessoas que residem no semiárido. A metodologia ancorou-se à revisão bibliográfica, ou dissertação, usando como base artigos científicos, livros e materiais da Internet. Este trabalho tem por intuito explicar como foi a construção de um material pedagógico, um E- Book, que tem por objetivo auxiliar os professores de Sociologia especificamente da região semiárida. Vale salientar que este será disponibilizado na internet, tendo em vista que estamos numa sociedade onde as pessoas tem acesso à Internet em diversos espaços, é necessário que o professor incorpore em sua prática escolar ferramentas consideradas inovadoras. Desse modo,este trabalho desenvolveu uma ferramenta de ensino de baixo custo e com relevante potencial para ser usada nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Este E-book apresenta o conteúdo de combate à seca e a convivência com o semiárido. Ao dispor esse material de forma aberta e gratuita, acredita-se que será uma ferramenta de ensino útil para o professor, bem como para o aluno, tornando-o essencialmente ativo na construção do seu próprio conhecimento. Espera-se que dentro das aulas de Sociologia o aluno entenda como esse discurso sobre a Região Nordeste foi criado possibilitando uma discussão que os torne protagonista de mudança na realidade nordestina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesconstrução do discurso de combate à seca para uma perspectiva voltada para a convivência com o semiárido no ensino de Sociologia.pt_BR
dc.date.issued2020-03-06-
dc.description.abstractIn this paper we sought to bring discussions about two concepts (strangeness and denaturalization) of Sociology as these can contribute to the realization, to deconstruction of the discourse against drought and reflection on the idea of living with the semiarid, showing how they are part of a social construction and how sociology as a high school subject can help in this deconstruction. It is noteworthy that the identity of the northeast region is the result of a social construction, the image of the Brazilian semiarid is directly and historically linked to the image of misery and drought, for a long time spreading discourses as a region that offered no developmental potential. Over time, intellectuals realized that the idea is not to combat drought, but to live with drought, thus sought to present viable alternatives to solve the problems arising from drought, in order to enable a decent life and the permanence of the people who live. in the semiarid. The methodology was anchored to the literature review based on scientific articles, books and materials from the Internet. This work is the basis for explaining the construction of a pedagogical material, an E-Book, which aims to assist sociology teachers specifically from the semiarid region. It is worth noting that this will be made available on the Internet, given that we are in a society where people have access to the Internet in various spaces, it is necessary that the teacher incorporate into his school practice tools considered innovative. Thus, this work will develop a low cost teaching tool with relevant potential to be used in high school sociology classes. This E-book presents the drought-fighting content and coexistence with the semiarid. By making this material open and free, it is believed that it will be a useful teaching tool for the teacher as well as the student, making them essentially active in building their own knowledge. It is hoped that discussion within the sociology classes will allow the student to understand how this discourse about the Northeast Region was created enabling a discussion that makes them protagonists of change in the Northeast reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12704-
dc.date.accessioned2020-04-07T16:56:43Z-
dc.date.available2020-04-07-
dc.date.available2020-04-07T16:56:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectSemiárido Brasileiropt_BR
dc.subjectCombate à secapt_BR
dc.subjectBiodigestorpt_BR
dc.subjectTecnologia social - biodigestorpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectLiving with the semi-arid regionpt_BR
dc.subjectBrazilian semiaridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Eline Brito Farias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDeconstruction of the drought-fighting discourse from a perspective aimed at living with the Brazilian Semiarid in the teaching of Sociology.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eline Brito Farias de. Desconstrução do discurso de combate à seca para uma perspectiva voltada para a convivência com o semiárido no ensino de Sociologia. 49f. 2020. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12704pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELINE BRITO FARIAS DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO 2020.pdfEline Brito Farias de Oliveira - Dissertação PROFSOCIO 20201.47 MBAdobe PDFView/Open
ELINE BRITO FARIAS DE OLIVEIRA - E-BOOK PROFSOCIO 2020.pdfEline Brito Farias de Oliveira - E-Book PROFSOCIO 202011.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.