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dc.creator.IDARAÚJO, F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852315723070987pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Leandro Dias da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.advisor-co1IDCOSTA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.-
dc.contributor.referee2GUERRERO, Dalton Dario Serey.-
dc.contributor.referee3FERNEDA, Edilson.-
dc.contributor.referee4BRITO, Patrick Henrique da Silva.-
dc.contributor.referee5GUTIERREZ, María Del Rosario Girardi.-
dc.description.resumoHá um alto índice de insucesso em algumas disciplinas iniciais nos cursos de graduação em computação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, notadamente em disciplinas de Programação e Matemática. Recentemente, tem se percebido como tendência que a execução de tais disciplinas na modalidade presencial seja associada a uma complementação online, tendo deste modo tal como ocorre na educação a distância, um ambiente virtual de aprendizagem vinculado, o qual viabiliza interações entre estudantes e professores, potencialmente produzindo uma grande quantidade de dados. Neste contexto, surge um problema de pesquisa amplo e importante que é o de como aplicar mineração de dados, via modelagem preditiva, para gerar informação de alta qualidade: correta, oportuna e útil, permitindo, por exemplo, subsidiar efetivamente o processo de decisões pedagógicas a serem tomadas por professores, possibilitando contribuir na redução do mencionado índice de insucesso. Neste sentido, o objetivo geral da presente pesquisa é propor uma abordagem preditiva para identificar, o mais cedo possível, estudantes com risco de insucesso acadêmico, focalizando-se disciplinas de programação introdutória, levando-se em consideração a confiabilidade e compreensibilidade dos modelos produzidos. Nesta abordagem, privilegiou-se modelos preditivos do tipo caixa branca, tendo em vista o potencial de tais modelos no atendimento ao requisito de compreensibilidade. Para avaliar a abordagem proposta, realizou-se vários estudos empíricos, utilizando-se dados de estudantes de uma instituição pública de ensino superior, associados a disciplinas de programação, além de dados socioeconômicos e demográficos. Deste modo, os resultados obtidos mostraram a viabilidade e efetividade da abordagem proposta, tanto no que diz respeito à qualidade da predição, quanto na indicação da influência dos atributos selecionados. Portanto, concluiu-se que o modelo é capaz de realizar predição antecipada com acurácia satisfatória dentro dos padrões comparativos da literatura e com boa interpretabilidade, sendo assim, útil para auxiliar em tomadas de decisões pedagógicas por parte dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUma abordagem computacional de predição de desempenho acadêmico de estudantes em cursos on-line de programação.pt_BR
dc.date.issued2019-05-23-
dc.description.abstractThere is a high failure rate in some initial disciplines in computing undergraduate courses, both in face-to-face and distance modalities, especially in programming and mathematics disciplines. Recently, it has been perceived as a tendency that the execution of such disciplines in the face-to-face modality has been associated to an online complementation, thus having, as it happens in distance education, a virtual learning environment linked, which enables interactions between students and teachers, potentially producing a large amount of data. In this context, a broad and important research problem arises that is how to apply data mining, via predictive modeling, to generate high quality information: correct, timely and useful, allowing, for example, effectively subsidize the process of pedagogical decisions to be taken by teachers, aiming to contribute to the reduction of the mentioned failure rate. In this sense, the overall objective of this research is to design and develop a predictive approach to identify, as soon as possible, students who may be at risk of failing or dropping introductory programming courses, taking into consideration to generate reliable and comprehensible prediction models. In this approach, we gave priority to white-box predictive models, appreciating that this type of model is potentially more adequate to offer comprehensibility in terms of information in the model. To evaluate the proposed approach, we conducted several empirical studies using academic data of students from a public university, as well as socioeconomic and demographic data. Thus, the obtained results showed the feasibility and effectiveness of the proposed approach, both with respect to the quality of the prediction, as well as in the indication of the influence of the selected attributes. Therefore, it was concluded that the model is interpretable and able to perform prediction with satisfactory accuracy within the comparative standards of the literature and, thus, it is useful to aid in pedagogical decision making by the teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12715-
dc.date.accessioned2020-04-08T14:14:20Z-
dc.date.available2020-04-08-
dc.date.available2020-04-08T14:14:20Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMineração de Dados Educacionaispt_BR
dc.subjectEducational Data Miningpt_BR
dc.subjectMinería de Datos Educativospt_BR
dc.subjectModelos Preditivospt_BR
dc.subjectModelos Predictivospt_BR
dc.subjectPredictive Modelspt_BR
dc.subjectEducação On-Linept_BR
dc.subjectOnline Educationpt_BR
dc.subjectEducación en Líneapt_BR
dc.subjectAprendizagem On-Linept_BR
dc.subjectAprendizaje en Líneapt_BR
dc.subjectOnline Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Fabrísia Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA computational approach to predict academic performance of students in online programming courses.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, F. F. de. Uma abordagem computacional de predição de desempenho acadêmico de estudantes em cursos on-line de programação. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Sistemas e Computação), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12715pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

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