Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12721
Title: Empreendedorismo feminino: uma análise do estilo gerencial das microempreendedoras da cidade de Soledade - PB.
Other Titles: Female entrepreneurship: an analysis of the managerial style of microentrepreneurs in the city of Soledade - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Hilda Carla Freire dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMORIM, Amanda Florense Alves.
Keywords: Empreendedorismo;Feminino;Confecção de roupa;Entrepreneurship;Female;Clothing
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Hilda Carla Freire dos. Empreendedorismo feminino: uma análise do estilo gerencial das microempreendedoras da cidade de Soledade - PB. 2019. 26 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Historicamente o papel das mulheres na sociedade limitava-se as tarefas do lar e educação dos filhos, de modo que estas protagonizam um processo de muitas lutas para o reconhecimento dos seus próprios direitos, tais como: igualdade em oportunidade e espaço no mercado de trabalho. Portanto, neste processo, muitas mulheres têm encontrado no empreendedorismo um meio de conciliar suas funções no meio familiar e profissional. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar o estilo gerencial das microempreendedoras da cidade de Soledade-PB. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizando estudo de casos múltiplos por meio de pesquisa de campo. A amostra foi constituída por 15 empreendedoras, nas quais participaram de uma entrevista semiestruturada, sendo os dados coletados categorizados e analisados nas dimensões: formulação da estratégia, estrutura da empresa e divisão de poder,aspectos motivacionais e dificuldades na gestão. A pesquisa identificou que as empreendedoras aprendem no dia-a-dia a gerenciar, contando com a ajuda dos seus familiares, caracterizando assim um estilo gerencial descentralizador nas tomadas de decisões. Ainda observou-se que as principais motivações das empreendedoras analisadas estão centradas na geração de renda, bem como realização pessoal e profissional. Por fim, a pesquisa verificou que as mulheres empreendedoras não têm a percepção de vivenciarem obstáculos diferentes dos homens, sendo destacadas como as principais dificuldades: concorrência, falta de capital de giro e inadimplência. Contudo, verificou-se que as empreendedoras se utilizam estrategicamente de um bom atendimento, da variedade de produtos e da qualidade mesmos, para o melhor gerenciamento dos seus negócios.
Abstract: Historically the role of women in society has been limited to the tasks of home and child rearing, so that they play a role in many struggles for the recognition of their own rights, such as: equality in opportunity and space in the labor market. Therefore, in this process, many women have found in entrepreneurship a way to reconcile their roles in the family and professional environment. From this perspective, the present study aimed to analyze the management style of micro entrepreneurs in the city of Soledade-PB. Thus, a descriptive qualitative research was conducted, using multiple case studies through field research. The sample consisted of 15 female entrepreneurs, in which they participated in a semi-structured interview, and the collected data were categorized and analyzed in the following dimensions: strategy formulation, company structure and power division, motivational aspects and management difficulties. The research identified that entrepreneurs learn daily to manage, relying on the help of their families, thus characterizing a decentralizing managerial style in decision making. It was also observed that the main motivations of the entrepreneurs analyzed are centered on the generation. as well as personal and professional fulfillment. Finally, the research found that women entrepreneurs do not have the perception of experiencing different obstacles than men, being highlighted as the main difficulties: competition, lack of working capital and default. However, it has been found that entrepreneurs strategically use good service, product variety and quality to better manage their business.
Keywords: Empreendedorismo
Feminino
Confecção de roupa
Entrepreneurship
Female
Clothing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12721
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HILDA CARLA FREIRE DOS SANTOS -TCC ADMINISTRAÇÃO 2019..pdf340.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.