Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12722
Title: Trabalho de conclusão de curso Programa Jovem Aprendiz: uma análise na percepção dos alunos do SENAI no município de Campina Grande – PB.
Other Titles: Final work for the Young Apprentice Program: an analysis of the perception of SENAI students in the city of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: LULA, Jessika Fernandes de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Darcon.
Keywords: Políticas Públicas;Juventude;Qualificação Profissional;Mercado de Trabalho;Public Policies;Youth;Professional Qualification;Labor Market;Young Apprentice Program;Programa Jovem Aprendiz;SENAI - Campina Grande - PB
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LULA, Jessika Fernandes de Melo. Trabalho de conclusão de curso Programa Jovem Aprendiz: uma análise na percepção dos alunos do SENAI no município de Campina Grande – PB. 2019. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12722
???metadata.dc.description.resumo???: A inserção do jovem no mercado de trabalho tem se caracterizado como importante problemática no atual cenário brasileiro. Nos últimos anos observa-se o crescimento do desemprego causado pelas diversas transformações no mundo do trabalho e dificuldades econômicas do país. É oportuno lembrar que os jovens têm sido um dos grupos mais afetados com a falta de oportunidades de trabalho. Então, percebe-se a necessidade de entender como vem sendo norteada as Políticas Públicas voltadas à Juventude, em particular as que apoiam os jovens na obtenção de qualificação profissional e auxiliam a sua inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, o presente artigo analisa as repercussões do Programa Jovem Aprendiz na percepção dos alunos do Centro de Formação Profissional Professor Stenio Lopes – CEPSL, um dos Centros de Formação Profissional do SENAI de Campina Grande - PB. A metodologia utilizada foi à qualitativa descritiva, realizada a partir da análise de conteúdo de documentos e da aplicação de um questionário, cujos resultados atestaram a eficácia do Programa entre os participantes, contribuindo no crescimento profissional e pessoal dos beneficiários. As considerações finais indicam que a inserção do jovem no mercado de trabalho, pelo Programa, atende às demandas de maneira satisfatória por meio da oferta de oportunidades de qualificação para o trabalho, atuando na promoção da inclusão social.
Abstract: The insertion of the young person in the labor market has been characterized as importante problematic in the current Brazilian scenario. Recent years have seen the growth of the unemployment caused by the various transformations in the world of work and difficulties the country. It should be noted that young people have been one of the most affected groups with the lack of job opportunities. Then one notices the need to understand how has been guided by the Public Policies focused on Youth, in particular those that support young people in obtaining professional qualifications and assisting them to enter the labor market. In this sense, this article analyzes the repercussions of the Youth Program Apprentice in the perception of the students of the Vocational Training Center Professor Stenio Lopes – CEPSL, one of the Vocational Training Centers of SENAI of Campina Grande - PB. The methodology used was descriptive qualitative study, based on the analysis of documents content and the of a questionnaire, whose results attest to the effectiveness of the Program among participants, contributing to the professional and personal growth of the beneficiaries. The final considerations indicate that the insertion of young people into the labor market, through the Program, meets the in a satisfactory manner through the provision of job qualification opportunities, promoting social inclusion.
Keywords: Políticas Públicas
Juventude
Qualificação Profissional
Mercado de Trabalho
Public Policies
Youth
Professional Qualification
Labor Market
Young Apprentice Program
Programa Jovem Aprendiz
SENAI - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administrção
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12722
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSIKA FERNANDES DE MELO LULA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2019.pdfJessika Fernandes de Melo Lula - TCC Artigo Administração CH 2019359.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.