Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPIMENTEL, I. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3385047872704420pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Antonio Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468981313832459pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luciano.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Valter Ferreira.-
dc.description.resumoA dissertação em questão tece uma conjunto de discussões sobre a identidade da filosofia africana, para propor uma aprendizagem que tem como base o filosofar no Ensino Médio. Para isso, o objetivo da pesquisa consiste em investigar a filosofia africana e construir uma proposta pedagógica de ensino de filosofia para além do eurocentrismo. Esta acontece focada na noção de aprendizagem na diversidade, apontando caminhos de descolonização epistêmica e efetivando atividades em que as culturas sejam consideradas como iguais. A problemática da investigação diz respeito à afirmação de uma filosofia africana, da qual emana um modo de ensino afroperspectivista, apoiado em leituras, análises e produções textuais. Uma abordagem, no sentido de desconstruir a ideia hegemônica, que rotula a produção africana como inferior à tradição europeia e norte-americana. Tal estudo está empenhado não somente em desenvolver uma produção de cunho teórico ou uma dissertação que fala sobre uma prática de ensino, mas um fazer filosofia, testando em sala de aula. Assim, inicialmente, partiu-se de um estudo teórico sobre a filosofia africana, por filósofos da África, afrodescendentes e europeus que escrevem por um viés de descolonização do pensamento, bem como autores que pensam, filosofia e ensino de filosofia focado na diversidade, a destacar-se: TOWA (2015), APPIAH (1997), FANON (2008), ORUKA (2002), DANTAS (2016, 2018) NOGUERA (2011, 2014), DIOP (1983), ASANTE (2016), KAPHAGAWANI; MALHERBE (2002), JANZ (2008), MACHADO (2014), MBEMBE (2015), MONTOYA (2014), NASCIMENTO (2009), RAMOSE (2003), dentre outros. Emoldura-se a abordagem do filosofar no Ensino Médio com as diversas atividades, alinhado ao método de procedimento de pesquisa participante. Indicouse uma aprendizagem da filosofia, em vista do filosofar, através da sensibilização, visualização cinematográfica, leitura, problematização e produções, valorizando as expressões textuais e orais, análise de dados e caracterizações e discussões. Referente à investigação em torno da filosofia negro-africana e o desenvolvimento de uma prática em sala de aula, para além do eurocentrismo, proporcionou-se a temática africana em uma abordagem afroperspectivista, a qual abre possibilidades de diálogo filosófico com as diversas culturas, considerando-as entre iguais. A pesquisa, portanto, não quer investir em um modelo de ensino e aprendizagem, mas traz um exemplo inspirador de caminhos para se pensar um ensino de filosofia que valorize a diversidade e rompa com a ideia historicamente cristalizada de um exclusivismo epistemológico grego-europeu.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia da Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.titleFilosofar no ensino médio: perspectiva de uma filosofia africana.pt_BR
dc.date.issued2019-08-30-
dc.description.abstractThe dissertation in question weaves a set of discussions about the identity of African philosophy to propose a learning that is based on philosophizing in high school. For this, the aim of the research is to investigate African philosophy and build a pedagogical proposal for teaching philosophy beyond Eurocentrism. This happens focused on the notion of learning in diversity, pointing paths of epistemic decolonization and carrying out activities in which cultures are considered as equals. The research problem concerns the affirmation of an African philosophy, from which emanates an Afro-Perspective mode of teaching, supported by readings, analyzes and textual productions. An approach in the sense of deconstructing the hegemonic idea, which labels African production as inferior to the European and North American tradition. This study is committed not only to developing a theoretical production or a dissertation that talks about a teaching practice, but a philosophy making, testing in the classroom. Thus, initially, it started from a theoretical study on African philosophy, by African, African descent and European philosophers who write through a decolonization bias of thought, as well as thinking authors Philosophy and philosophy teaching focused on diversity. stand out: TOWA (2015), APPIAH (1997), FANON (2008), ORUKA (2002), DANTAS (2016, 2018) NOGUERA (2011, 2014), DIOP (1983), ASANTE (2016), KAPHAGAWANI; MALHERBE (2002), JANZ (2008), MACHADO (2014), MBEMBE (2015), MONTOYA (2014), BIRTH (2009), RAMOSE (2003), among others. The approach of philosophizing in high school with the various activities is framed, in line with the participatory research procedure method. It was indicated a learning of philosophy, in order to philosophize, through awareness, cinematic visualization, reading, problematization and productions, valuing the textual and oral expressions, data analysis and characterization and discussions. Referring to research on black African philosophy and the development of a classroom practice, beyond Eurocentrism, the African theme was provided in an Afro-Perspective approach, which opens possibilities for philosophical dialogue with different cultures, considering them between equals. The research, therefore, does not want to invest in a teaching and learning model, but provides an inspiring example of ways to think about a philosophy teaching that values diversity and breaks with the historically crystallized idea of a Greek-European epistemological exclusivism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12726-
dc.date.accessioned2020-04-09T16:48:09Z-
dc.date.available2020-04-09-
dc.date.available2020-04-09T16:48:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectFilosofia Africanapt_BR
dc.subjectAfrican Philosophypt_BR
dc.subjectDescolonizarpt_BR
dc.subjectDecolonizept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversidadpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectAfroperspectivismopt_BR
dc.subjectAfroperspectivismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIMENTEL, Ijaelson Clidório.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhilosophizing in high school: perspective of an african philosophy.pt_BR
dc.identifier.citationPIMENTEL, I. C. Filosofar no ensino médio: perspectiva de uma filosofia africana. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia), Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12726pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IJAELSON CLIDÓRIO PIMENTEL - DISSERTAÇÃO PROF-FILO CH 2019.pdfIjaelson Clidório Pimentel - Dissertação PROF-FILO CH 20197.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.